O PSC, presidido já alguns anos em Vitória pelo atual Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Hildebrando Lima, seguiu com parte de suas lideranças para o PRTB, após a entrada do vereador Mano Holanda (ex PMDB).
Por várias eleições, o prefeito Elias Lira sempre contou com o PSC em seu palanque, sendo em Vitória um partido fiel a seu grupo. O PSC, inclusive, sempre garantiu mandatos na Câmara Municipal, tendo em vista que a montagem de suas chapas proporcionais mostraram-se sempre competitivas.
Vários pré-candidatos a vereador, alguns que chegaram a ficar suplentes nas eleições de 2008 com boa margem de votos, migraram para o PRTB ou para o PMN. Tanto o PRTB quanto o PMN seguem na base de sustentação política do grupo do prefeito Elias Lira, com chapas proporcionais competitivas, haja vista que vários nomes conhecidos e já testados nas urnas de Vitória encontram-se alojados nestas duas legendas. O PMN está sendo conduzido pelo Secretário de Administração Edmo Neves e também conta com o vereador André de Bau que decidiu continuar na legenda, porém não sairá candidato a vereador no próximo ano, em virtude de decidir apoiar a candidatura do seu pai, Amaro Nogueira. Inicialmente, André de Bau já anunciava esta possibilidade de não ser candidato para renovar o mandato e chegou a ensaiar a sua entrada no PSD, contudo, decidiu continuar no PMN e apoiar o pai na disputa.
Parte do PSC de Vitória migra para o PRTB
Do A Voz da Vitória