Vitória de Santo Antão está cada vez mais avançando na igualdade social e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Nesta quarta-feira (06), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), anunciou que o município foi contemplado com a conquista do seu selo, referente ao período 2021-2024. O status reconhece que a cidade alcançou padrões elevados em áreas vitais como Assistência Social, Saúde e Educação, refletindo seu compromisso com o bem-estar e desenvolvimento da cidadania local.
A conquista do Selo Unicef foi comemorada pelo prefeito do município, Paulo Roberto, em uma live transmitida pela manhã, direto do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Eunice de Vasconcelos Xavier (CMEI). O equipamento é referência para a região, sendo um local onde as crianças têm ensino, refeições e acompanhamento profissional diariamente. A iniciativa conta com unidades nas localidades de Pinga-Fogo, Oiteiro, Lídia Queiroz e Cacimbas.
Vitória também é destaque devido ao Centro Especializado de Atendimento Multidisciplinar Infantojuvenil (CEAMI), um espaço dedicado ao atendimento de crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento. Com uma equipe multidisciplinar de mais de 30 profissionais, o espaço oferece suporte integral e especializado a esse público na faixa etária de até 18 anos.
Waleska Barros, articuladora local do Selo, explicou como a cidade chegou ao patamar. “A gente trabalha para que todas as crianças e adolescentes tenham as mesmas oportunidades, independentemente de sua raça, etnia ou gênero. Sempre buscamos garantir que os direitos de todos sejam respeitados e que ninguém seja deixado para trás. Há um esforço contínuo e de todos os agentes da gestão para que isso seja possível”.
“Essa é uma conquista da Vitória de Santo Antão. Parabéns a todos. Parabéns a toda equipe que se empenhou para que tivéssemos essa premiação. Nossa gratidão também a deputada federal Iza Arruda. A nossa missão é continuar esse trabalho com muita dedicação e buscar cada vez mais índices melhores”, complementou o prefeito Paulo Roberto.
SOBRE O SELO
O Selo UNICEF foi desenvolvido para ser um estímulo prático e orientado a resultados, incentivando os municípios a investir em políticas que proporcionem mudanças reais na qualidade de vida de seus jovens.
A participação dos municípios é voluntária, mas os que aderem ao Selo UNICEF recebem apoio técnico, participam de capacitações e têm acesso a ferramentas de gestão que ajudam a estruturar e monitorar ações. O compromisso é realizado em ciclos de quatro anos, durante os quais os municípios implementam atividades e estratégias para melhorar indicadores específicos. Ao final de cada ciclo, os municípios que alcançam as metas estabelecidas recebem o Selo UNICEF como reconhecimento de seu avanço. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Essa iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando o compromisso de reduzir desigualdades regionais e de garantir que crianças e adolescentes tenham uma base sólida de oportunidades, independentemente de onde vivem.