Sociedade debate controle social e transparência nas contas públicas municipais

Do V1
A 1ª conferencia municipal sobre transparência e controle social da vitoria de santo antão foi oficializada no final da tarde desta quinta feira.

Após a formação da mesa de trabalho composta pela presidenta da comissão organizadora Dra. Risomar Oliveira, representantes da sociedade civil organizada e demais autoridades foi executado o hino nacional a mesma declarou aberta a conferência.

Dando sequência à solenidade o Vereador e advogado Dr. Pedro Cavalcante Queiroz foi convidado para fazer algumas explanações sobre o tema “A sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública”.
Iniciando Dr. Pedro parabenizou o Gestor Municipal por ser um dos primeiros do Estado a realizar uma conferência de tal porte mesmo sabendo que não há obrigatoriedade em realizar.

Adentrando ao tema da palestra, Dr. Pedro se reportou ao tempo da monarquia no qual o Brasil era governado por uma única família e não havia prestação de contas, tendo o imperador o direito de gastar os tesouros brasileiros sem nenhum acompanhamento.

Com a vinda da república e a formação da Câmara de vereadores e mais adiante a criação do cargo do prefeito o erário público começou a ter fiscalização, mas ainda sem o controle social.

Dr. Pedro atribui ao advento da internet e a imprensa que sempre denuncia escândalos políticos financeiros o controle maior das finanças públicas.
Finalizando o parlamentar enfatizou a importância desta conferencia e solicitou a todos que participem ativamente dos trabalhos.

Amanhã os trabalhos serão reiniciados a partir das 8h com uma apresentação cultural em seguida será feita a leitura e aprovação do regimento, explanações e conferência com a Dra. Fernanda Calado da Controladoria Geral da União (CGU).

Em seguida haverá o desenvolvimento dos grupos que debaterão os Eixos Temáticos.

Promoção da Transparência Publica e Acesso a informações e Dados Públicos.
Mecanismos de Controle Social, Engajamento e Capacitação da Sociedade para Controle da Gestão Pública.

Diretrizes para a Prevenção e o Combate a Corrupção.
No final haverá a elaboração das propostas que serão apresentadas em plenária pelos grupos e a eleição de representantes que representarão o Município na conferência estadual que será realizada no mês de abril.

Veja Alguns momentos da solenidade: