Vitória de Santo está presente na 22ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que começou no dia 06 de julho e segue até o dia 17, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Este ano, o evento homenageia o movimento cultural Manguebeat. A Terra das Tabocas está sendo representada no estande 327, da Rua 12, valorizando o trabalho de 40 artesãos do município.
Os vitorienses estão expondo produtos feitos com as mais diversas técnicas, como bordado, string art, trama com fibras naturais de bananeira, crochê, etc. A ação tem todo o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa (Seculte), da Prefeitura da Vitória.
“Fizemos uma curadoria com os artesãos de nossa cidade e trouxemos os produtos identificados por um código para poder realizar as vendas e destinar os direitos ao produtor da obra. Tudo que é comercializado aqui tem o valor repassado para os seus criadores, sem nenhum custo para eles”, salientou Letícia Azevedo, diretora da Seculte e coordenadora do estande.
A Fenearte é uma realização do Governo do Estado, da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDEC), tendo a expectativa de movimentar cerca de R$ 40 milhões e gerar cerca de 2,5 mil postos de trabalho temporário.
Rayara Farias, artesão vitoriense, levou seus artesanatos para a feira e comemorou as vendas. “Tem sido legal o movimento em nosso estande, além da oportunidade de participar do maior evento do ramo da América Latina. É gratificante saber que o trabalho feito à mão poder ser comprado por uma pessoa de outro estado, de outro país”, externou.
Um dos representantes do município na feira é o mestre do barro Fernandes Rodrigues, que possui um ateliê para criar esculturas das mais variadas formas. “O evento compensa pra gente que vive da arte, com o material criado pelas nossas mãos. Além de vender no local, tem gente que vê, gosta, e encomenda pra pegar depois”, comemorou o artesão.