O percentual é uma média para todos os consumidores, o aumento só será definido no próximo dia 24 pela Aneel.
Do JC Online
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) pediu um reajuste à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que vai resultar num aumento médio de 5,61% a todos os seus consumidores. Nesta segunda-feira, a distribuidora entregou o pleito de reajuste a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a qual definirá o aumento numa reunião que será realizada no próximo dia 24, em Brasília.
O novo reajuste deve entrar em vigor no dia 30 de abril. Geralmente, o cálculo que diz o preço de energia é muito complexo e envolve vários fatores como: o preço da energia, impostos, reposição da inflação, perdas etc.
No cálculo do reajuste, o índice utilizado para repor é o Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM) que ficou em 3,23% no acumulado dos últimos 12 meses.
Geralmente, a Aneel estabelece percentuais de aumento diferentes para cada tipo de consumidor, sendo que o aumento é menor para o cliente residencial e maior para os grandes consumidores de energia, como as indústrias e grandes empreendimentos do comércio.