Cartórios eleitorais do Estado vão realizar plantões nos dias 1º, 5 e 6 de maio.
Para ambas as situações são necessárias apenas os documentos de identidade e o comprovante de residência recente, ambos originais. Ademais, os homens que completaram 18 anos até o ano passado tem que apresentar a carteira de reservista ou o CAM (Certificado de Alistamento Militar). O título é gratuito. Quem quiser tirar a 2ª via e não tiver pendência eleitoral terá até dez dias antes da eleição para resolver, ou seja, até 27 de setembro.
A chefe da Central de Atendimento do TRE-PE, Roseny Albuquerque, explica que, apesar das grandes filas que se formaram desde o final da Páscoa, o processo é rápido. “O tempo de duração de uma pessoa no guichê é de no máximo cinco minutos e (o título de eleitor) sai na hora”, ressalta.
O voto é obrigatório para todo brasileiro maior de 18 anos. Entretanto, para os jovens de 16 anos o voto é facultativo e para tirar o título são necessários os mesmos documentos e não é necessário autorização ou acompanhamento dos responsáveis. “A demanda maior é para tirar a 1ª via. Há muita gente jovem tirando, inclusive de 15 anos e que completaram 16 anos até o dia da eleição”, afirma Roseny.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores que não votarem no primeiro turno tem até 60 dias para justificar a ausência. Logo, quem não votar no primeiro turno tem até o dia 6 de dezembro para justificar, quanto ao segundo turno, tem até o dia 27 de dezembro.
Vale ressaltar que o eleitor que na última eleição tinha 19 anos e não votou ou não justificou a ausência pagará multa de R$ 3,50 por cada turno.