A Prefeitura da Vitória de Santo Antão divulgou, nesta terça-feira (18/05), a lista de habilitados no auxílio emergencial José Varela, criado pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, e que beneficia entidades carnavalescas, grupos e trabalhadores prejudicados pela ausência da festa por conta da Covid-19. O resultado está disponível no site do oficial do Município: www.prefeituradavitoria.pe.gov.br.
O auxílio beneficia 423 pessoas, que fazem parte das categorias: agremiações carnavalescas, músicos, vocalistas, orquestras de frevo, grupos teatrais, grupos de dança, artistas plásticos, barraqueiros, gasoseiros, cordeiros, seguranças, técnicos de som, vendedores autônomos de abadás e kits de blocos e agremiações, vendedores informais de adereços carnavalescos, bombeiros civis, compositores de músicas carnavalescas no Carnaval de 2020.
De acordo com a secretaria, não houve inscritos nas categorias: proprietários de estúdios de som, motoristas de carro de som e de tratores que prestaram serviços a blocos, cozinheiros (as) ou fornecedores de refeições e cafés da manhã para blocos e agremiações.
“Os documentos passaram pela análise da comissão, formada por integrantes da secretaria e do Conselho Municipal de Cultura, e todos aqueles que se enquadraram nos critérios presentes no edital, terão direito aos valores estabelecidos, que chegam num momento de crise em todos os setores”, explicou Demétrius Lisboa, secretário de Cultura, Turismo e Esportes.
O processo para pagamento tem início no dia 31 de maio. As agremiações carnavalescas receberão o valor máximo de 100% sobre o valor recebido na subvenção do Carnaval de 2020. Orquestras, grupos teatrais, vocalistas, músicos, artistas plásticos e grupos de dança, receberão até 100% do valor recebido no mesmo período. Já as demais categorias, o valor será limitado em R$ 110 por pessoa.