As visitas presenciais às 15 unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Pernambuco voltam a ser realizadas a partir de sábado (15). Os encontros foram restritos no dia 20 de março e suspensos no dia 3 de abril, devido às medidas de prevenção à pandemia da Covid-19.
Segundo a Funase, as visitas aos adolescentes e jovens podem ser realizadas quinzenalmente, aos sábados e domingos, por uma pessoa para cada socioeducando. A única exceção é para a unidade de Vitória de Santo Antão, que fica localizada na área rural da cidade. No local, as visitas terão um calendário flexível devido a dificuldade de acesso à instituição.
De acordo com a Funase, desde o início da pandemia, a instituição teve 49 casos confirmados de Covid-19 entre os adolescentes e jovens. Nenhum dos casos foi grave e atualmente todos já estão recuperados.
“Em Pernambuco, a gente conseguiu fazer testes da Covid-19 em todos os jovens nas unidades de Petrolina, Jaboatão, Recife e Vitória de Santo Antão. Nos outros lugares, estamos fazendo de acordo com a demanda, mas temos conseguido muito apoio dos jovens nas medidas de prevenção”, afirmou a presidente da Funase em Pernambuco, Nadja Alencar.
Ainda de acordo com ela, a instituição está em contato direto com as famílias e os jovens, para um eventual caso de suspensão das visitas novamente.
“Qualquer situação que fuja da normalidade, a gente pode suspender as visitas novamente. A gente tem trabalhando com as famílias e com os socioeducandos essa possibilidade, até como forma de prevenção”, disse a presente.
Entre as medidas que fazem parte do protocolo para ter acesso às unidades estão a aferição da temperatura corporal das pessoas e o uso obrigatório de máscaras. Alimentos perecíveis não podem ser levados e embalagens de produtos devem ser higienizadas nas portarias.
Pessoas que integram o grupo de risco da Covid-19, como idosos com mais de 60 anos, pessoas com comorbidades, mulheres grávidas e crianças, não vão receber autorização para visitar os socioeducandos.
Além de Vitória de Santo Antão, a Funase tem unidades nas cidades do Recife, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Timbaúba, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina.
Unidades prisionais
As visitas aos detentos de todos os 23 presídios, penitenciárias e cadeias do estado de Pernambuco foram retomadas no dia 8 de agosto (veja vídeo acima).
No sistema prisional, os encontros também seguem o modelo de visitas quinzenais. Não podem participar dos encontros crianças, mulheres grávidas e idosos com mais de 60 anos. A entrega de alimentos e produtos só é feita mediante a sanitização dos objetos. As visitas íntimas continuam suspensas.
G1 Pernambuco