Prefeito retira nome do Padre Renato da UPA e escolhe homenagem a empresário

Com o aval da maioria dos vereadores presentes à sessão ordinária da última sexta-feira (7), o Projeto de Lei 007/2020, de autoria do prefeito Aglailson Júnior (PSB), modificando o nome do prédio da UPA, foi aprovado por 10 votos a favor e 4 contra. Com isso, a homenagem ao Monsenhor Renato da Cunha Cavalcanti – o conhecido Padre Renato (in memoriam) – foi retirada. O local passará a ser denominado como Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) Antonio Manoel Cavalcanti Pessôa, conhecido como Tãozinho do Posto, falecido em maio deste ano.

A UPAE está na fase de finalização de detalhes para inauguração, que deve ocorrer até o início de setembro. A ordem de serviço da obra ocorreu em 2013. O projeto inicial era para a construção de uma UPA 24h, mas o Município realizou modificação A homenagem ao padre Renato havia sido aprovada pelos vereadores em 2015, ano da morte do religioso, que esteve à frente da Matriz de Santo Antão por 52 anos.

Durante a votação da modificação do homenageado, além de citar erros no antigo projeto de lei, os vereadores da base governista argumentaram que o religioso já possui homenagens na cidade, como nome de rua e busto na Praça da Matriz. A bancada de Oposição foi contra a mudança e lembrou da existência de lei municipal que proíbe a mudança. O vereador Lourinaldo Júnior (MDB) pediu vistas ao projeto, contudo, o pedido foi rejeitado também por 10×4.

Mano Holanda (PSD), lembrou que esta não é a primeira vez que o prefeito modifica homenagens. O projeto de autoria de André de Bau (PSD), que por unanimidade havia sido aprovado pela Câmara para batizar a Clínica da Mulher com o nome de Diva Holanda, foi vetado pelo gestor, que, em seguida, enviou um PL à Casa Diogo de Braga nomeando o prédio como Josefa Álvares, avó de chefe do Executivo.

MAIS HOMENAGENS – A Clínica de Olhos da Vitória, que irá funcionar no antigo prédio do Samu, na Praça Duque de Caxias, levará o nome do professor, advogado e fundador da UNIVISA, Ubirajara Carneiro da Cunha. O projeto foi aprovado durante a sessão, por unanimidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *