A terceira fase do Plano de Convivência das Atividades Econômicas, anunciado pelo Governo de Pernambuco 82 dias após a confirmação dos dois primeiros casos da Covid-19, tem início nesta segunda-feira (15). 100 dos 185 municípios de Pernambuco poderão avançar para essa etapa.
Poderão funcionar na nova fase: lojas de varejo com até 200 m²; serviços de venda, locação e vistoria de veículos com 50% dos funcionários; salões de beleza e serviços de estética e treinos de futebol profissional. Todos seguindo protocolos.
Em Vitoria de Santo Antão, uma reunião entre o Governo Municipal, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária da Vitória (ACIAV), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o do Sindicato dos Comerciários definiu que comércio terá funcionamento das 8h às 16h, de segunda à sexta, e das 8h às 14h, aos sábados.
O plano de convivência divulgado pelo Município conta com protocolos gerais e específicos de segurança baseados em distanciamento social, higiene, monitoramento e comunicação para evitar o contágio por coronavírus.
“Se percebido o aumento considerável de casos e o não cumprimento das recomendações para abertura gradual por parte dos lojistas, a flexibilização poderá ser revista pelo Governo Municipal. Também na segunda (15) será publicado um Decreto Municipal tratando da flexibilização e das penalidades aos que não cumprirem às determinações. Os representantes do comércio comprometeram-se a obedecer todas as recomendações”, disse a gestão.
Foto: Lays Freitas/Blog Nossa Vitória