Cerca de 75 mil mesários começam a ser treinados em Pernambuco

Começa nesta quarta-feira (15) o treinamento para quem vai trabalhar como mesário nas eleições de outubro em Pernambuco. O estado, com 151 zonas eleitorais, convocou cerca de 75 mil pessoas para atuarem em todas as seções. O treinamento acontece nas próprias cidades e tem início nos municípios do interior. Na Região Metropolitana do Recife, as aulas começam na quinta-feira (16).

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), todos os mesários convocados já receberam a data exata com o local onde eles precisam comparecer. “O treinamento vai ensinar a abordagem, a documentação necessária, como manusear a urna e liberar para que o eleitor tenha acesso. É estimado que o treinamento dure uma manhã inteira ou até um dia, dependendo da localidade”, contou o assessor da corregedoria do TRE-PE, Orson Lemos.

Cada zona eleitoral ficou responsável para separar um prédio público, onde será realizado o treinamento. Dependendo da capacidade do edifício, é determinada a quantidade de pessoas por turma. O tribunal fornece três urnas para cada local. Segundo as previsões do TRE-PE, até a primeira quinzena de setembro, os treinamentos devem acabar.

Obrigação
Caso o eleitor, por algum motivo, saiba que não vai poder atuar como mesário, deve apresentar a justificativa ao juiz eleitoral. “A convocação não é um convite. Não é qualquer informação que libera, tem que justificar e comprovar antecipadamente”, esclareceu Orson Lemos.

Se o mesário tiver problemas no dia da eleição e não puder comparecer, ele deve apresentar, em até 30 dias, o motivo. “O abandono é um crime, que pode trazer sanções. No momento em que ele falta, há uma multa que pode ser determinada pelo juiz, que é de R$ 33 ou dez vezes esse valor. Se não pagar, ele terá problema da quitação eleitoral, e terá problemas para concurso, vestibular, tirar passaporte”, falou Orson.

Dentre os benefícios determinados pela legislação, os mesários terão direito, para cada dia trabalhado, a folga em dobro. No dia de eleição, a pessoa também recebe ajuda de custo para alimentação. Além disso, os mesários voluntários podem descontar o tempo trabalhado em horas-extras na faculdade.

Do G1 PE