A Secretaria Estadual de Saúde divulgou neste sábado (18) novos números sobre a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Pernambuco. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, Vitória de Santo Antão tem 20 casos confirmados da doença e cinco mortes.
O detalhamento dos dados, disponível na plataforma da Secretaria de Planejamento do Estado, apontam que os óbitos ocorreram entre 3 e 14 de abril. Destes, três foram mulheres – com idades de 40, 78 e 84 anos, e dois homens, de 68 e 86 anos.
O município segue liderando os casos positivos entre as cidades do interior de Pernambuco, ficando a frente, inclusive, de Caruaru, que tem 15 confirmações.
Segundo a Secretaria de Saúde da Vitória, os casos confirmados variam entre as idades de 28 e 86 anos e estão distribuídos entre os bairros Matriz, Cajá, Caic, Lagoa Redonda, São Vicente de Paulo (Maués), Cidade de Deus, Livramento, Redenção, Jardim Ipiranga, Bela Vista e sítio Gameleira. Três casos foram classificados como recuperados. Já sobre os pacientes em investigação, o número é de 20 casos.
DADOS DO ESTADO – Pernambuco confirmou 187 novos casos da Covid-19. Com isso, o Estado totaliza 2.193 ocorrências do novo coronavírus. Até agora, os casos confirmados estão distribuídos por 72 municípios pernambucanos, Fernando de Noronha, além da ocorrência de pacientes em outros Estados e países. O boletim de hoje aponta que 94 pacientes já estão recuperados da doença.
Também foram confirmadas 19 novas mortes (7 homens e 12 mulheres). Os pacientes tinham idades entre 48 e 94 anos, e faleceram entre os dias 12.04 e 17.04. Com isso, o Estado totaliza 205 mortes pela Covid-19. Dos 19 pacientes que vieram à óbito, 7 apresentavam comorbidades associadas.
Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 868 casos foram confirmados e 612 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.
REDE – De acordo com os dados da Central Regulação de Leitos de Pernambuco, a rede estadual atingiu a marca, neste sábado (18.04), de 629 leitos abertos para a assistência aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), portanto, suspeitos e confirmados para a Covid-19. Os leitos apresentam ocupação média de 84%, e estão divididos em 307 de UTI (95% de ocupação) e 322 de enfermaria (73% de ocupação).