A previsão orçamentária para o exercício financeiro de 2020 da Prefeitura da Vitória de Santo Antão é de R$ 369 milhões, segundo dados apresentados pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, em audiência pública para apresentação do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA 2020) e a revisão do Plano Plurianual (PPA 2020-2021), realizada na última quarta-feira (25), no plenário da Câmara de Vereadores.
A Lei Orçamentária Anual estima as receitas e fixa as despesas do Governo para ano subsequente. Assim como a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, já aprovada pela Casa Diogo de Braga, os projetos da LOA e da revisão do PPA serão apreciados pelos vereadores.
Entre os pontos previstos no projeto da LOA 2020 estão o orçamento da gestão das secretarias municipais, reforma e ampliação de unidades de saúde, reforma de escolas, construção de creches, reforma do Estádio Carneirão, incentivo e promoção aos esportes, cultura e desenvolvimento do turismo e manutenção de estradas rurais.
A VOLTA DOS QUE SE FORAM – Não demorou muito para que os buracos da Avenida Henrique de Holanda reaparecessem. O Governo Municipal, que ainda não possui o domínio da via, realizou serviço de tapa buraco na via, no entanto, bastou o tempo chuvoso para o problema voltar. Próximo ao acesso ao bairro do Maués, motoristas estão desviando dos buracos pela contramão.
AÇÃO E REAÇÃO – Que o governo Aglailson Júnior sofre com os altos índices de rejeição todo sabe, mas por essa ninguém esperava: vais durante o desfile cívico de 7 de Setembro. O maestro da Banda Marcial 3 de Agosto, Geovane Pacheco, rasgou elogios ao prefeito e, de imediato, o público presente próximo ao palanque das autoridades reagiu com vaias.
REINAUGURAÇÃO – A Escola Municipal Manoel Rodrigues de Andrade, no bairro do Jardim São Pedro, foi reinaugurada com solenidade festiva, nesta segunda-feira (30). Devido às obras, o início do segundo semestre letivo foi adiado. As aulas serão repostas aos sábados e o calendário será estendido no final do ano. Durante a entrega, os alunos receberam fardamento e mochila.
JOGO SE MOVIMENTANDO – o xadrez da política vitoriense para as eleições 2020 começou a se movimentar. Vereadores e pré-candidatos já começaram a análise dos partidos que vão ingressar. Vale lembrar que o pleito contará com mudanças da legislação eleitoral e, entre as novidades, está o fim das coligações na proporcional.
HORA DA ANÁLISE – As contas do ex-prefeito Elias Lira (PSD) já estão sob análise da Câmara de Vereadores da Vitória e devem ser apreciadas pelo plenário ainda este mês. O Tribunal de Contas de Pernambuco aprovou com ressalvas.