O Dia Mundial de Combate à Aids foi lembrado em Vitória de Santo Antão com a realização de exames. Cerca de 450 testes rápidos de Sífilis, Aids e Hepatite C, com diagnóstico em quinze minutos foram realizados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Prefeitura da Vitória no posto avançado na Praça Diogo de Braga, na Matriz. A grande mobilização teve início às 8h e se estendeu até às 13h, neste sábado (1º).
Na Avenida Mariana Amália, faixas alusivas ao Dia Mundial de Combate à Aids indicavam a importância de se fazer o teste rápido. Uma ação educativa direcionada para motoristas e moto-taxistas também foi realizada. Voluntários e profissionais do CTA distribuíram preservativos, folhetos e passaram informações sobre as formas de prevenção de Aids e Sífilis.
Segundo o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Marcos Jonathan, em quatro anos de campanha este foi o de maior resposta do público.
Para a Lindalva Carneiro, coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e coordenadora municipal DST/HIV-AIDS e Hepatites Virais, “a informação tem chegado mais às pessoas e de forma geral elas tem se mostrado mais conscientes e preocupadas com sua saúde e bem estar.”, destaca.
A Aids não tem cura, mas tem tratamento. Com diagnóstico precoce e a eficiência dos novos medicamentos é possível ter uma vida sem os efeitos devastadores da doença.
Durante a ação deste sábado um caso foi diagnosticado. Em Pernambuco nove cidades estão entre as 100 com maior incidência de HIV, Segundo relatório do Boletim Epidemiológico Aids/DST 2012, do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Vitória de Santo Antão está fora desta lista.
A campanha de combate à Aids do CTA que vem sendo realizada desde o dia 22 de novembro, se estenderá até o dia 7 de dezembro quando será realizada a “4ª Caminhada na Luta Contra a AIDS”. AA concentração será na Secretaria de Saúde do município com destino à Secretaria da Mulher, na Praça Leão Coroado.
Quem não realizou seu teste rápido neste sábado pode procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento na Secretaria de Saúde da Vitória. O teste é gratuito, rápido e sigiloso.
Outras informações ou dúvidas poderão ser adquiridas pelo telefone: 3523- 1111.
Com informações do Portal da ´Prefeitura da Vitória
Com informações do Portal da ´Prefeitura da Vitória