Inscrição para vestibular da UFPE acaba nesta segunda-feira

Estudantes que pretendem concorrer às vagas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) devem se apressar. As inscrições para o vestibular da instituição terminam às 23h59 desta segunda-feira. Interessados têm que se cadastrar pela internet, no site da Comissão do Vestibular (Covest). Até sexta-feira, pelo menos 50 mil candidatos já tinham se inscrito. A universidade vai oferecer 6.501 vagas, das quais 1.083 reservadas para o sistema de cotas, exclusivo para quem cursou todo o ensino médio em escola pública.


A primeira fase do vestibular já ocorreu. Foi o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado pelo Ministério da Educação no início de novembro. A segunda etapa será aplicada pela Covest nos dias 13 e 14 de janeiro. Os feras podem optar por responder as provas em 10 cidades: Recife, Igarassu, Ipojuca, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Caruaru, Arcoverde e Petrolina, no interior.


A inscrição custa R$ 100. Quem solicitou isenção do pagamento da taxa e foi contemplado (a lista dos beneficiados está disponível no site da Covest) não precisa se preocupar, pois a inscrição está validada automaticamente. Os demais devem acessar a página, gerar o boleto bancário e pagá-lo até terça-feira em qualquer agência do Banco do Brasil. Caso contrário, não estarão inscritos no processo seletivo.


As 1.083 vagas reservadas aos estudantes de escolas públicas foram divididas igualitariamente, por curso, em dois grupos: 50% para os que têm renda mensal familiar menor ou igual a 1,5 salário mínimo per capita e as outras 50% para os de renda superior a isso. Em cada grupo foram aplicados os 62,4% de cota racial, referente à proporção de índios e negros (pardos e pretos) indicada pelo Censo 2010 do IBGE no Estado de Pernambuco.


Com a implantação da lei das cotas, o bônus de 10% concedido aos egressos de escolas públicas deixa de existir. Se a média do candidato inscrito nas cotas for suficiente para garantir a entrada dele pela livre concorrência, a vaga reservada à condição social e racial ficará para outro estudante cotista. Quem optar pelo sistema de cota terá que comprovar a renda e a formação em escola pública antes da matrícula.


A média do Enem, formada pelo desempenho do candidato nas quatro provas objetivas, será a nota do vestibulando na primeira fase. A segunda etapa será a nota da redação do Enem mais a pontuação do estudante nos testes de disciplinas específicas e nas duas questões discursivas de português. 

Conforme o manual do candidato, a Covest divulgará o listão dos classificados no vestibular até o dia 28 de fevereiro.
Do JC Online