Carnaval de Pernambuco contará com 17% a mais de polícias

Operação contará com 32.160 polícias militares, 5.741 civis, 698 científicos e 4.922 bombeiros

Foto: Mariana Dantas/NE10


Maior efetivo nas ruas, viaturas com câmeras integradas para acompanhar os desfiles de blocos carnavalescos, e a realização de exames de DNA relacionados a eventos ocorridos no Carnaval com a apresentação de resultado em até três dias. Essas foram as novidades anunciadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS) do Estado para o Carnaval 2013. As ações, assim como o efetivo policial que atuará nas ruas, foram divulgadas durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (30), na sede da SDS, em Santo Amaro.
Entre os dias 3 e 13 de fevereiro, 43.251 profissionais estarão nas ruas para garantir a segurança do folião, sendo 32.160 polícias militares, 5.741 civis, 698 científicos e 4.922 bombeiros. O número de agentes é 17% maior em comparação ao ano passado, quando foram realizados 35.829 planejamentos. “Conseguimos  aumentar o efetivo através da inclusão dos 1.390 estagiários do curso de formação da Polícia Militar. Eles estarão nas ruas, cumprindo carga horária do curso, e sempre acompanhados de policiais já formados. A nossa meta é que Pernambuco permaneça entre os carnavais mais seguros do Brasil”, explicou o secretário de segurança do Estado, Wilson Damázio.

Além dos agentes nas ruas, a SDS contará com um posto de plantão à disposição da população no Terminal Marítimo, no Bairro do Recife, do Sábado de Zé Pereira até a Quarta-feira de Cinzas. Além disso, as delegacias da Av. Rio Branco, Santo Amaro e Afogados estarão funcionando 24 horas. Para o desfile do Galo, no sábado (9), um outro posto será aberto, na Praça Joaquim Nabuco. 

Já Olinda contará com oito pontos durante todo o período do carnavalesco, dois na Guarda Municipal, na Rua Siqueira Campos, e seis na Faculdade de Olinda (Focca).

O Governo destacou ainda que agentes da Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros também trabalharão em esquema de plantão em outros municípios do Grande Recife, no Litoral Norte e Sul e no Interior do Estado. 

CENTRAIS DE MONITORAMENTO – A sede da Polícia Civil localizada na Rua da Aurora, na Boa Vista, e a Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), que fica no Quartel do Derby, serão os dois centros de comando e controle da SDS. “Desses locais vamos acompanhar online o que está acontecendo nos principais pontos de folia”, disse o secretário. E para auxiliar o monitoramento, a equipe ficará “de olho” nas 395 câmeras instaladas na RMR, sendo 68 localizadas no percurso do Galo da Madrugada e 16 no Centro Histórico de Olinda. Entre as novidades, as cinco viaturas com câmeras (sendo uma na parte dianteira e a outra na traseira do veículo)  irão percorrer os locais onde não possuem câmeras fixas.

POLÍCIA CIENTÍFICA – 105 peritos criminais, papiloscopistas, médicos, legistas e auxiliares trabalharão durante o Carnaval. Pela primeira vez, a equipe também realizará exames de DNA relacionados a eventos ocorridos no Carnaval com a apresentação do resultado em três dias. “Geralmente são exames de confronto de vestígios em vítimas ou locais suspeitos, e ainda relacionados com crime sexual”, afirmou o perito criminal Carlos Souza.
JUIZADO DO FOLIÃO – O juiz Ailton Alfredo participou da coletiva desta quarta, representando o Poder Judiciário do Estado. Ele informou que o Juizado do Folião estará presente no Carnaval 2013 durante o desfile do Galo da Madrugada, no dia 9 de fevereiro, em dois polos: um no Fórum Thomaz de Aquino e o outro na Estação Central de Metrô do Recife, no horário das 13h às 21hs.

Nos locais, serão atendidas pessoas envolvidas em delitos de menor potencial ofensivo, como agressões, atos obscenos, brigas, condutas inconvenientes, danos ao patrimônio público e provocação de tumulto, que não ultrapassam a pena de dois anos de prisão. Os casos mais graves serão redirecionados a outros órgãos da justiça comum.


Informações do NE10