Denúncias marcam audiência pública sobre a educação em Vitória

A educação da rede municipal de ensino de Vitória de Santo Antão foi tema, nesta segunda-feira (10), de audiência pública, na Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão.Vereadores, promotores de justiça, representantes da secretaria de educação,conselheiros tutelares, professores, servidores, alunos e pais discutiram durante mais de duas horas e meia o cenário atual vivenciado nas instituições de ensino.

Durante a audiência, convocada pelo vereador André de Bau (PSD), através da Comissão, Educação, Cultura e Assistência Social, foram abordadas questões a respeito da infraestrutura das escolas, evasão escolar, forma de escolha de gestores escolares, falta de kits e fardamento para estudantes, além da construção de duas creches, cujos convênios com o Governo Federal encontram-se vigentes. Os respectivos temas foram temas de denúncias dos participantes

“O problema da educação é gigantesco. Realmente é uma situação calamitosa, mas não chegamos a esse ponto hoje da noite pro dia”, enfatizou a promotora de Justiça Tathiana Barros. O Corpo de Bombeiros e uma equipe de engenharia do Ministério Público de Pernambuco farão inspeções para avaliar as estruturas das unidades de ensino do município. Além disso, um check list com as necessidades de cada escola foi encaminhado a Secretaria de Educação. “Nosso objetivo não é buscar culpados,não é verificar entre gestões anteriores e gestão atual quem é o responsável por isso. Vários agentes são, mas não é o nosso propósito. Nosso propósito é buscar soluções”, frisou.

Porta-voz da prefeitura na audiência, Ione Ferro reconheceu que o quadro atual é bastante adverso. “Nós temos situações em Vitória de Santo Antão extremamente atípicas do que a gente tem dentro de todo o contexto na educação do Estado de Pernambuco”, disse. A secretária executiva de educação, no entanto, destacou que a gestão está buscando melhorias para os assuntos em questão. “Há muita coisa para corrigir, muitas situações para avaliarmos, muita coisa para avançarmos. Não só em espaço físico, não só em construção de creches, mas também em vários outros setores, especialmente no setor pedagógico e de ensino-aprendizagem dos nossos alunos”, sentenciou.

Um relatório com os pontos abordados na sessão será produzido e encaminhado aos órgãos competentes. “O objetivo dessa audiência é que a gente possa melhorar a qualidade do ensino de Vitória de Santo Antão”, enfatizou André de Bau.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *