Financial Times relacionou “25 brasileiros que devem ser observados”. Além de Campos, dois outros pernambucanos fazem parte da reportagem.
Foto: Secretaria de Imprensa de Pernambuco |
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), comentou, nesta terça-feira (26), a presença de seu nome na lista dos 25 brasileiros a serem observados nos próximos meses, divulgada pelo jornal inglês Financial Times, em reportagem publicada na semana passada.
A lista do jornal é dividida em seis categorias: política, arte, entretenimento, social, negócios e esportes. A citação a Campos menciona seu “impressionante recorde como governador de Pernambuco, um estado nordestino em expansão. Embora aliado do Partido dos Trabalhadores, de Dilma Rousseff, ele é visto como um potencial candidato presidencial”.
“O importante é que esta citação se refere aos resultados que alcançamos no governo de Pernambuco num momento especial de nossa história. De fato, o Estado vive um momento especial, com relação qualificada entre poder público e sociedade, crescimento econômico acima da média nacional e avanços em todas as áreas sociais”, disse o governador, em nota.
Além de Eduardo Campos, os outros políticos mencionados são o senador Aécio Neves (PSDB); o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa; a ministra Eliana Calmon, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e Aldo Rebelo, ministro dos Esportes.
Nas outras categorias, dois pernambucanos se destacam: o cineasta Kleber Mendonça Filho, diretor do filme ‘O Som ao Redor’, premiado em diversos festivais Brasil adentro e mundo afora, e o artista plástico Romero Britto, cujo trabalho já chegou a mais de cem países e foi descrito pelo jornal New York Times como “cartum cubista”.