Os 81.344 mesários convocados para trabalhar na eleição deste ano começaram a receber nesta quarta-feira (5) os primeiros treinamentos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o dia da votação. As instruções são presenciais ou à distância e o mesário têm a possibilidade de escolher uma das opções. O treinamento é obrigatório e o presencial acontece nos cartórios eleitorais de cada cidade até o próximo dia 13. Cada turma é formada por 100 pessoas nos dois turnos. As datas, locais e horários variam de acordo com cada cartório.
A orientação é necessária e obrigatória a todos que receberam uma carta do TRE fazendo a convocação. Quem não comparecer ao chamado pode ser penalizado. Em casos de dificuldade de participação, o voluntário deve comunicar ao TRE antes do dia agendado, como lembrou Orson Lemos, assessor chefe da Corregedoria Regional Eleitoral.
Quem preferir fazer o treinamento à distância deverá entrar em contato com o cartório para solicitar o acesso à página do site. No dia da votação, o mesário que faltar e não justificar a ausência ou abandonar o local de trabalho, poderá ser punido com multa administrativa e até sofrer uma ação criminal.
No dia da votação
O eleitor que apresentar o título eletrônico o e-Título não precisa levar outro documento, exceto nas cidades que não tenham biometria. Nestes casos, o eleitor deve portar um documento oficial com foto. Prints de tela não serão validos. Em Pernambuco, além dos mesários também foram convocadas 52 pessoas para mesas de justificativas e 7.987 administradores de prédios e apoio logístico. O Estado tem mais de 20 mil sessões e todos os escolhidos estão sendo qualificados.
Com informações da Rádio Jornal
Foto: Juliana Oliveira/ Rádio Jornal