Representantes do Ministério da Cultura visitam Vitória e conhecem local onde será construído o Centro de Artes e dos Esportes


Prefeito, assessores e representantes do Ministério da Cultura na localidade onde será construída a praça

Foto: Divulgação/Prefeitura da Vitória

Dezessete municípios do interior pernambucano, mais a capital do Estado, foram inseridos no cronograma do Ministério da Cultura para receberem o CEO (Centro de Artes e dos Esportes). A partir de critérios técnicos e rigorosas etapas prévias que incluem diversas oficinas junto às comunidades beneficiadas, as cidades que se habilitaram ao projeto buscam agora agilizarem a implantação de suas unidades. Poucas, contudo, estão em processo tão avançado quanto Vitória de Santo Antão que já chegou inclusive a licitar a obra, bem como o mobiliário necessário, segundo a secretária de finanças do município Ladjane Roberto. Tudo graças ao empenho do prefeito Elias Lira e sua equipe de governo, além do excelente trabalho realizado pela coordenadora do projeto no município, Risomar Oliveira.
O bom desempenho trouxe ao município na manhã desta quinta-feira (04) a Assessora Técnica e representante no Nordeste do Ministério da Cultura, Maria Tereza Huang, e o Técnico Administrativo Regional Nordeste do ministério, Luiz Carlos Oliveira. Eles vieram conhecer pessoalmente o local onde será instalado o CEO (Loteamento Conceição II) e realizar os últimos ajustes para que a obra tenha início, o que deve acontecer no começo do próximo semestre, tão logo o agente financeiro intermediador junto ao governo federal – neste caso a Caixa Econômica – libere os primeiros recursos.
Antes da visita ao terreno da futura praça, os representantes do Ministério se encontraram com o prefeito Elias Lira e alguns secretários em seu gabinete. De lá o grupo seguiu para o Loteamento Conceição onde o prefeito falou aos visitantes das grandes transformações que aquela comunidade e seu entorno sofrerão num curto período de tempo com a chegada de vários investimentos públicos e privados (Além do CEO, o local que já abriga o novo Parque de Exposição de Animais e Vaquejada, receberá uma Creche, um Centro Acadêmico, uma Quadra Poliesportiva e uma ponte ligando as comunidades dos Loteamentos Conceição I e II ao Minha Casa Minha Vida e Militina).
Segundo Maria Tereza Huang, a previsão do Ministério da Cultura é abrir 360 CEO´s em 325 municípios brasileiros, dentre eles Vitória de Santo Antão que tem cumprido com seriedade as exigências vindas de Brasília, o que fará do município um dos primeiros a receber esse importante instrumento de transformação social.
Os CEO´s contam com cine/teatro, biblioteca com telecentro, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), quadra poliesportiva, salas para oficinas, pistas de skate e de caminhada.
Além do prefeito, participaram do encontro com os Assessores do Ministério da Cultura os secretários municipais Manoel Jorge (Obras); Ladjane Roberto (Finanças); José Barbosa (Planejamento); Paulo Roberto (Cultura, Turismo E Esporte); Djalma Andrade (Comunicação Social); Risomar Oliveria (Assuntos Jurídicos e Coordenadora do Projeto CEO Vitória); Rejane Oliveira (Assessora Técnica da Sec. De Ação Social) e Alda Lúcia (Agência de Meio ambiente).

Informações do Portal da Prefeitura da Vitória