Em uma das atuações mais regulares da equipe, o Vitória venceu o Grêmio, nesta quarta-feira (31) e garantiu a permanência no Campeonato Brasileiro Feminino. Mesmo com desperdício de gols, o clube pernambucano fez 2×0 no tricolor de Porto Alegre e consolidou a participação na elite do ano que vem.
Com um início de jogo ofensivamente sufocante, as Taboquitas saíram na frente aos 10 minutos da etapa inicial. Geovana fez um cruzamento para Thamirys, que foi derrubada e sofreu pênalti. Paloma chamou a responsabilidade, bateu e não deu chances de defesa para a goleira Carol.
Na frente, mas dando brecha para as transições gremistas, o sistema defensivo parou para assistir o cabeceio forte de Karina, aos 26 minutos. Por sorte, a experiente atacante não acertou o gol. Com o Grêmio ainda em cima, a goleira Stefane teve que fazer um milagre aos 37 minutos. Carol Gomes efetuou cruzamento e Ariane deu uma cabeçada com destino ao ângulo. A arqueira pernambucana efetuou uma defesa milagrosa, mandando a bola para escanteio.
Vencendo por 1×0 e jogando por um empate, o Vitória desceu para o vestiário sem peso nas costas. No retorno ao segundo tempo, os times voltaram sem modificações. O Grêmio se mostrou mais ofensivo e quase marcou novamente com Karina, interceptada por mais uma defesa providencial de Stefane.
O veredito final foi proferido aos 42 minutos. Godoi deu passe com tranquilidade para a passagem de Paloma, que adentrou na pequena área, mirou o canto da goleira e balançou as redes para alegrar os torcedores presentes no Barbosão. Com 2×0 e a permanência garantida, o Tricolor das Tabocas administrou a posse de bola e comemorou fervorosamente ao apito final do árbitro Giorgio Wilton.
O clube vitoriense encerrou sua participação na competição com 9 pontos, na sexta colocação. Já o Grêmio terminou em oitavo, com 4 pontos somados e rebaixado para a segundona.
Por Marcio Souza, do Blog Nossa Vitória
Foto: Edmar Mello/AllSports