Palestras marcaram abertura da ExpoFacol. (Foto:Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória) |
O principal evento acadêmico da região da Zona da Mata do estado de Pernambuco realizado em Vitória de Santo Antão, começou nesta terça-feira (05). Este ano a EXPOFACOL contou com as presenças da biofarmacêutica cearense Maria da Penha, ícone da luta contra a violência de gêneros, cujo drama pessoal deu origem a Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha), que garante direitos às mulheres e coíbe a violência doméstica; e da secretária da Mulher do Estado de Pernambuco, Dra. Cristina Buarque.
Com o tema: “Valorizando Nossas Diferenças para Conquistar a Igualdade”, esta é a oitava edição do congresso acadêmico multidisciplinar, promovido por alunos e professores da Faculdade Osman da Costa Lins, com o apoio da Prefeitura da Vitória de Santo Antão.
Este ano o objetivo maior do congresso é estimular o debate e a produção acadêmica sobre a igualdade de gênero e dos conceitos de raça e etnia. Em sua palestra Maria da Penha elogiou a iniciativa do município em discutir a temática, pontuou os avanços alcançados e destacou a necessidade da continuidade de implementação de políticas públicas efetivas a fim de dar maior garantia aos direitos das mulheres e proteção às vítimas. “A maior vitória dessa luta não foi a prisão do meu agressor e ex-companheiro, foi a exigência da Organização dos Estados Americanos (OEA) para que o Brasil mudasse as leis e assegurasse os direitos das mulheres.”, pontuou.
Vitória de Santo Antão é um dos primeiros municípios de Pernambuco a implementar políticas afirmativas de combate à violência de gênero. Além de contar com a Secretaria da Mulher, o município inaugurou recentemente o Centro de Referência Especializado no Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM), espaço estratégico na política municipal de enfrentamento à violência de gênero. A secretária municipal da Mulher, Maria das Graças , esteve presente ao evento a fim de estimular o debate e a construção de políticas públicas permanentes.
O grande encontro acadêmico também trouxe atrações culturais com apresentações de grupos de dança e do folclore pernambucano e uma ovacionada participação do cordelista Tião Simpatia com a apresentação do “Mulher de Lei”. Tião desenvolve em parceria com o Instituto Maria da Penha – IMP um projeto de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher através da música e da literatura de cordel.
A programação da EXPOFACOL segue até a próxima sexta-feira, dia 8 com exposições, palestras, cafe cultural, oficinas, conferências e minicursos, e atrações artísticas.
Nesta quarta-feira o advogado, membro do IBDP – Instituto Brasileiro de Direito Processual, Conselheiro Federal pela OAB/PE e autor de diversas obras jurídicas, Dr. Misael Montenegro irá palestrar sobre a responsabilidade Civil, a partir das 19h. Também no mesmo horário o diretor de Incentivos Fiscais – SUAPE/ADDIPER, Dr. Aymar Soriano, irá discutir a interiorização do desenvolvimento.