Vitória de Santo Antão deve receber quatro salas em 2014

Estado deve ganhar mais 10 salas de cinema em 2014

Foto: Divulgação
Nos últimos anos, Pernambuco vivenciou um crescimento real na quantidade de salas de cinema, sobretudo com a inauguração do Cinemark do Shopping RioMar – o que não representa necessariamente, no entanto, um aumento proporcional na diversidade da programação. Enquanto alguns lançamentos ocupam até 20 cinemas ao mesmo tempo, filmes vencedores dos principais festivais do mundo não chegam ao Recife. 

Espaços culturais, como os cine-teatros do Parque e Apolo (administrados pela prefeitura), encontram-se estagnados, fechados ou restritos a reprises. O São Luiz (estadual) tem apostado em títulos inéditos (como A coleção invisível, em cartaz), mas sem qualidade de projeção e som. Filas e ingressos esgotados são situações frequentes no Cinema da Fundação, mas o potencial de demanda do público não é aproveitado em outros ambientes (uma exceção é o Cine Rosa e Silva, com programação cada vez mais diversificada). 

Em 2014, o cenário deve melhorar com a inauguração de novos cinemas na Universidade Federal de Pernambuco e no Museu do Homem do Nordeste, com promessa de equipamentos de qualidade. A oferta vai melhorar também nos multiplex, com a inauguração de novas salas (uma com projeção Imax) no UCI do Shopping Recife. No interior, Vitória de Santo Antão volta a ter vida cinematográfica em 2014 e há projetos em 2015 também para Camaragibe e Petrolina.


o museu

A nova sala da Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte, será no Auditório Benício Dias (no Museu do Homem do Nordeste), que será reformado e terá novo café. A programação seguirá o estilo do Cinema da Fundação, mas também com filmes relacionados ao perfil temático do museu. Hoje, o espaço tem capacidade para 208 pessoas, mas o número deve cair para cerca de 170 com a reforma. Equipamentos de som e projeção ainda serão comprados, com sistemas de projeção digital de última geração (DCP em resolução 4K e 2K), mas também continuará a ser usado o projetor de película em 35 mm. O som será 7.1 digital. A inauguração deve ser no último trimestre de 2014.

Em Vitória de Santo Antão

Com inauguração prevista para o fim de janeiro, quatro salas serão abertas em Vitória de Santo Antão (duas com projeções em 3D). Os cinemas pertencem ao Grupo Cine, do empresário Francisco Severino Silva, que já atua no setor em cidades de São Paulo, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A capacidade de público será de 754 lugares. A maior sala terá 237 poltronas. O sistema de projeção será digital com som Dolby Digital. A programação seguirá os lançamentos do circuito comercial brasileiro.

No shopping

Mais quatro salas (número não confirmado) serão inauguradas em 2014 no Shopping Center Recife, uma delas com sistema de projeção Imax (primeiro do Nordeste com o formato de tela de dimensões maiores, do chão ao teto) e as outras três com serviços especiais de luxo (“UCI de Lux”, com mesas, poltronas “chaise lounge” – espécie de divã – e cardápio especial). Até o fim do ano, a rede UCI deve substituir todos os projetores por sistemas digitais também nos shoppings Plaza e Tacaruna. A quantidade de salas foi revelada por representantes do shopping, mas não confirmada oficialmente pela rede UCI.

Na universidade

A UFPE terá o primeiro cinema em 2014, com inauguração prevista para o primeiro semestre. A prioridade é a comunidade acadêmica (50 mil professores e estudantes), mas a população da Zona Oeste do Recife também está no público-alvo. Ainda não há cinemas na região, com bairros situados nos arredores das avenidas Caxangá e Abdias de Carvalho (Cordeiro, Cidade Universitária, Iputinga, Várzea, entre outros). O anteprojeto prevê capacidade para 230 lugares, com poltronas para portadores de necessidades especiais, e estrutura para audiodescrição. O projetor será Barco 4K (compatível com filmes em 2D e 3D) e o som, Dolby 7.1 (características semelhantes às do Cinema da Fundação). Com filmes inéditos e mostras especiais, a programação será definida por uma comissão que deve ser formada em fevereiro. O espaço será montado na Sala Cine do Centro de Convenções da UFPE (ao lado do teatro), que será ampliada. O professor Paulo Cunha (doutor em cinema na Universidade de Paris-Sorbonne) chefia o projeto, com participação de Osvaldo Emery (Cinemateca Brasileira) e consultoria de Kleber Mendonça Filho e Luiz Joaquim (ambos do Cinema da Fundação).

Previsão para 2014  – + 10 salas

– Cinema da Fundação no Museu do Homem do Nordeste

– Cinema da UFPE

– Vitória Park Shopping – Vitória de Santo Antão (4 salas)

– UCI Shopping Recife  (4 salas – não confirmado oficialmente)

Previsão para 2015 – + 13

– Camará Shopping – Camaragibe (6 salas)

– Petrolina Park Shopping (7 salas)

Número atual de salas em Pernambuco

Shoppings – 60 salas        

– Plaza (5 salas)

– Shopping Recife (10 salas)

– Tacaruna (8 salas)

– Plaza (5 salas)

– Rosa e Silva (4 salas)

– Guararapes (12 salas)

– Costa Dourada (Cabo) (4 salas)

– Shopping RioMar (12 salas)

Espaços culturais – 4 salas

– Cine-Teatro Apolo

– Cinema da Fundação

– São Luiz

– Parque (fechado para reforma, reabertura em 2015)

Interior – 15 salas

– Eldorado (Garanhuns) (2 salas)

– Royal (São Lourenço da Mata) (1 sala )

– River Shopping (Petrolina) (4 salas)

– Caruaru: Centerplex North Shopping (4 salas) e Cinemagic Shopping difusora (4 salas)

Informações do Diario de Pernambuco