Um dia depois de se reunir com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em Brasília, para discutir o Programa de Ajuste Fiscal (PAF) de Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) disse, nesta quarta-feira (17), que o Estado enfrenta um ano desafiador e que ninguém esperava que 2015 fosse “tão duro” quanto como está sendo.
“Nós temos muitas coisas a fazer aqui ainda este ano, muitos ajustes. Estamos enfrentando um ano desafiador, um ano que ninguém esperava que fosse tão duro como está sendo, isso não apenas em Pernambuco, mas em todo o Brasil”, afirmou o governador, quando questionado se existe algum mal-estar no PSB por conta da eleição municipal de Jaboatão dos Guararapes.
O gestor não quis opinar sobre o pleito e repetiu o mantra que só se discute 2016 em 2016. “Então, a orientação que o partido vem dando a todos os seus filiados, a todos os seus presidentes de diretório, todos os militantes é que deixemos 16 para discutir em 16. E eu como bom militante eu vou respeitar essa regra”, disse Paulo Câmara.
Nesta terça-feira (16), o vice-prefeito de Jaboatão, Heraldo Selva (PSB), afirmou que o PSB não pretende antecipar as eleições do próximo ano. A afirmação do vice-gestor foi motivada pela declaração do deputado João Fernando Coutinho (PSB) que sinalizou, durante a Convenção Municipal da legenda, que está disposto em disputar a vaga da Prefeitura local.
Programas
O Governo do Estado lançou nesta quarta os programas Quadra Viva e Ganhe o Mundo Esportivo. Em sua primeira fase, o Quadra Viva realizará intervenções em 100 escolas de 54 municípios de todo Pernambuco. As obras consistem em construção ou cobertura de quadras e terão início após a publicação dos editais, no final de junho. O investimento só para a primeira etapa é de R$ 33,4 milhões, recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Tesouro Estadual. No segundo semestre, um novo projeto que vai contemplar outras 100 unidades de ensino será lançado. A expectativa é que em 2016 seja lançada uma nova fase do programa.
O Ganhe o Mundo Esportivo, por sua vez, seguirá os mesmos moldes do programa Ganhe o Mundo. Por meio da iniciativa, o Estado vai enviar para intercâmbio no exterior jovens atletas de 14 a 17 anos, que estiverem matriculados na rede pública e que sejam participantes do Bolsa Atleta. O embarque dos 11 primeiros alunos, atletas de judô (2) e atletismo (9), será no início de agosto. Eles vão para Montreal e Québec, no Canadá.