Envolvidos em muita fé e emoção, centenas de fiéis participaram, neste domingo (05/01), da abertura da 400ª Festa do Glorioso Santo Antão, padroeiro de Vitória. A programação foi iniciada com a procissão das bandeiras, saindo da Capela de Santa Terezinha, no bairro do Sítio do Meio, e seguiu até a Paróquia.
O público lotou o interior da Igreja Matriz, localizada na Praça Dom Luís de Brito, para prestigiar o início da festividade. Sob aplausos, ao final da celebração eucarística, presidida por dom Luiz Gonzaga da Silva, arcebispo emérito da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), as bandeiras dos santos foram hasteadas. Em seguida, na Praça da Matriz, ocorreu a tradicional queima da lapinha, marcando o encerramento do ciclo natalino.
A Festa de Santo Antão segue até 17 de janeiro, feriado municipal. A programação conta com santo terço, às 18h, novena solene, às 18h20, e santa missa, às 19h. Nesta segunda-feira (06/01), a festividade contará com a ordenação episcopal do monsenhor Josivaldo Bezerra, que passa a ser o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife. A solene concelebração eucarística será presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Paulo Jackson, e concelebrada por Dom Fernando Saburido, arcebispo emérito, e Dom Ricardo Hoepes, secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar de Brasília.
Já no dia 07, será iniciada a novena solene, celebrada por padres da região e com a participação de noiteiros e convidados. No domingo (12/01), ocorre a missa das comunidades rurais, às 09h, benção dos animais, às 14h30, e missa, às 19h.
A véspera do dia da festa, no dia 16, às 18h, ocorre a procissão memória, saindo das proximidades da ponte do Dique, seguindo para Matriz de Santo Antão, rememorando a chegada de Diogo de Braga trazendo a imagem e devoção a Santo Antão. Às 18h30, tem início as vésperas solenes, presidida pelo padre Marcelo Marques Junior. Em seguida, ocorre a concelebração eucarística, com Dom Ildo Augusto dos Santos Lopes Forte, bispo diocesano de Mindelo, em Cabo Verde, e dom Josivaldo Bezerra, bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife.
No dia da festa, 17 de janeiro, feriado municipal, a programação começa pela manhã, com a solene concelebração eucarística, às 10h, presidida por Dom Fernando Saburido. Em seguida, às 15h, será celebrada a missa de encerramento da festa, presidida pelo arcebispo Dom Paulo Jackson. Logo após, às 16h, acontece a procissão com as imagens de Santo Antão e São Sebastião, junto com os andores das paróquias que descendem da paróquia de Santo Antão, em homenagem aos 400 anos do padroeiro. Encerrando a festa, será realizada a benção do Santíssimo Sacramento, no calçadão da Igreja Matriz de Santo Antão.