A Adagro informa aos produtores rurais de Pernambucano que o prazo para a atualização cadastral dos rebanhos e propriedades vai até o dia 30 de novembro, em todos os escritórios da Agência de Defesa Agropecuária, ou pela internet, clicando no banner Sistema de Integração Agropecuária-Siapec no site adagro.pe.gov.br. O objetivo é manter o controle sanitário dos rebanhos bovinos, bubalinos (búfalos), ovinos, caprinos, equinos, suínos, abelhas e peixes, além de conhecer a geolocalização das propriedades em cada município.
Após o estado obter o reconhecimento Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco tornou obrigatória, nos meses de maio e novembro, a declaração de rebanhos e propriedades por meio da Portaria nº 65, de 29/10/24.
Para Vania Santana, diretora-presidente da Adagro, a atualização do cadastro tem como objetivo a manutenção da condição sanitária de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. Além disto, as informações obtidas com a atualização dos rebanhos e propriedades subsidiam a definição de políticas públicas voltadas para o controle de doenças e ações de vigilância animal, tendo como objetivo o controle da produção agropecuária”, ressaltou.
Para realizar a atualização cadastral, o criador deve comparecer aos escritórios da Adagro da sua cidade portando documentos pessoais como RG, CPF ou CNPJ, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a lista de todos os animais da propriedade. Para mais informações, o criador pode acessar o site da Adagro ou ligar para 0800 081 1020.
A atualização prevista na Portaria Adagro nº 65/2024 é obrigatória. O produtor rural que não atualizar o seu cadastro ficará impedido de transitar com os animais.
Confira a seguir a Portaria Adagro nº 65 e a lista dos endereços da Adagro no estado.
Foto: Divulgação/Adagro