A Polícia Civil prendeu um homem suspeito de ter colocado fogo em vários carros em diversos bairros de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul de Pernambuco, durante a madrugada do sábado (29). Segundo a Polícia Militar (PM), nove automóveis foram incendiados.
Um vídeo enviado para a TV Globo mostra o momento em que um homem descamisado põe fogo em um carro branco estacionado em uma rua pouco antes das 1h30 da manhã.
Ele se aproxima, abre a tampa do tanque de combustíveis e segundos depois as chamas começam. Em seguida, o homem vai embora. A ação durou pouco mais de seis minutos.
O Corpo de Bombeiros disse ter atuado para apagar as chamas de seis veículos, que foram incendiados ao longo de cerca de cinco horas, em três bairros da cidade que ficam um ao lado do outro: Cajá, Água Branca e Matriz.
- Às 0h23, os bombeiros foram acionados para conter um incêndio no primeiro veículo, no bairro do Cajá;
- Um novo chamado foi feito às 2h10, com a informação de que outros dois veículos haviam sido incendiados bairro da Matriz;
- Às 4h35, o Corpo de Bombeiros recebeu um terceiro chamado, para mais um automóvel em chamas no bairro da Matriz;
- O último acionamento ocorreu às 5h15, para combater as chamas em dois carros estacionados no bairro de Água Branca.
A PM disse que o 21º Batalhão recebeu as informações sobre incêndios criminosos em Vitória de Santo Antão por volta das 4h30.
Uma das vítimas foi o vigilante Marcone Correia, dono de uma caminhonete. Ele foi acordado pela filha, que estava desesperada, informando sobre o incêndio.
O veículo dele foi recolhido pela seguradora, mas o salário de R$ 2,5 mil que ele havia recebido no último dia 20 queimou dentro do automóvel.
“O prefeito antecipou o salário. Para que a gente comprasse o nosso milho no São João. E aí, o que acontece? Eu guardei o dinheiro esperando virar as contas do final do mês para pagar. Ficou guardado dentro do carro. E o dinheiro, eu deixei na pochete”, contou Marcone à TV Globo.
De acordo com o especialista em direito de trânsito Rômulo Tadeu, os proprietários dos carros podem solicitar a restituição de parte do valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) junto à Secretaria da Fazenda.
“Essas pessoas, não só em caso de perda total, mas também em caso de perda ou furto, essas pessoas que já pagaram o imposto correspondente, ao exercício 2024, eles tem direito de forma proporcional a restituição desse imposto”, explicou o especialista.
Com informações do G1 PE