Com shows para atender a gostos diferentes, Vitória de Santo Antão vai celebrar com festa pública, a comemoração do centenário do escritor Osman Lins. A homenagem ao ilustre conterrâneo se torna paralela às comemorações dos 379 anos da Batalha das Tabocas. Os eventos têm início já na quarta-feira (31/07), no Pátio Otoni Rodrigues, com a Cruzada Boas Novas, da Assembleia de Deus. No dia seguinte, na quinta-feira (1º), sobem ao palco os padres Fábio de Melo, Rubens Soares, além da Comunidade Católica Resgate. Dando sequência à programação, no dia 02, se apresentam, pastores, corais evangélicos, e a cantora gospel, Sarah Farias.
Fechando as comemorações, Murilo Huff e Léo Santana vão se apresentar no dia 03. Na mesma noite, com a Orquesta Avalovara, os artistas Nildo Ventura, Watusi Alves, Bruno Barros, Ery Mello, Jorge Lui, Ewerton Di Paula, Zezé do Forró, Vitor Lins, Guga Silva e Tássio Rodrigues, complementam a grade.
Osman Lins, falecido em 1978, é autor de livros como Lisbela e o Prisioneiro e Avalovara. Ele é considerado um dos vitorienses mais ilustres da história local, também visto como um ícone da literatura nacional. Por sua vez, a Batalha das Tabocas, ocorrida em 03 de agosto de 1645, foi um passo importante para expulsão do domínio holandês das terras pernambucanas. Na oportunidade, o forte comboio estrangeiro e belicamente superior, não resistiu à unida tropa local.
Já na parte cívica, o aniversário da referida batalha contará com vários atos, incluindo hasteamento das bandeiras, pronunciamentos, saída da pira simbólica e da procissão motorizada de Nossa Senhora de Nazaré, além da apresentação da Banda Marcial 03 de Agosto e do Comando Militar do Nordeste (CMNE).