Centro Especializado de Atendimento Multidisciplinar Infantojuvenil (CEAMI) é inaugurado em Vitória de Santo Antão

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão inaugurou na tarde desta segunda-feira (10/07), o Centro Especializado de Atendimento Multidisciplinar Infantojuvenil (CEAMI), um espaço dedicado ao atendimento de crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento. Com uma equipe multidisciplinar de mais de 30 profissionais, o espaço visa oferecer suporte integral e especializado a esse público na faixa etária de até 18 anos. O centro funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Doutor Aloísio de Melo Xavier, no antigo prédio do Samu, na Praça da Vitória (Duque de Caxias).

A diretora da Atenção Especializada da Secretaria de Saúde e Bem-Estar, Rosana Ferreira, destacou que o serviço realizará cerca de dois mil e sessenta atendimentos mensais. “Teremos vários profissionais, entre eles, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, psicomotricistas, psiquiatras, psicopedagogos, odontólogos, acolhedores, musicoterapeutas, pediatras, entre outros, para atender pacientes com deficiências intelectuais, transtornos de comunicação, Transtorno do Espectro Autista, o TEA, transtorno específico de aprendizagem, transtornos motores e demais”, assegurou.

Com o início das operações já nesta terça-feira (11), o atendimento não é por demanda espontânea e segue a disponibilidade de vagas. “O encaminhamento para o serviço é feito através dos postos de saúde, seguindo a ordem de regulação estabelecida. Após o encaminhamento, as crianças e adolescentes passam por uma triagem global, na qual são avaliadas suas necessidades e demandas. Com base nessa avaliação, é feito um estudo do caso e, posteriormente, é definida a terapêutica mais adequada para cada paciente”, salientou Ana Patrícia, coordenadora do serviço.

O CEAMI também recebe o nome de Luís Philipe Ribeiro Costa, um garoto de dois anos e oito meses falecido em um acidente de carro, em Recife, no dia 24 de novembro de 1991, filho de vitorienses. “Para a gente é uma honra ter a memória de nosso filho lembrada, dando nome a esse espaço maravilhoso. Fica aqui toda nossa emoção e agradecimento ao prefeito Paulo Roberto pela lembrança e pela consideração de eternizar o nome dele em nossa cidade”, agradeceu Vicente Costa, ao lado da esposa e mãe do homenageado, Carla Costa.

Para o secretário de Saúde e Bem-Estar, Alex Vasconcelos, o espaço físico também foi projetado com ênfase no conforto durante os atendimentos. “Foi um trabalho árduo e muito satisfatório. Quando vemos as coisas dando certo, temos mais do que o sentimento de dever cumprido. A pintura e os ambientes são detalhes que vão fazer a diferença no acolhimento, bem como os espaços para atividades lúdicas e de convivência. Todos podem ter certeza que aqui serão bem atendidos”.

Paulo Roberto, prefeito do município, comemorou mais uma inauguração. “Aqui a gente está colhendo um resultado que há muito tempo já se esperava, porque ele é fruto do trabalho de muitos profissionais capacitados envolvidos. A saúde inclusiva, o cuidado com o próximo também faz parte de uma boa educação e do desenvolvimento de uma cidade. Nós pensamos sempre nas futuras gerações e por isso estamos fazendo cada vez mais por essas crianças e jovens, para que eles cresçam sabendo a importância do cuidado, do amor com o próximo e principalmente do cuidado à saúde”, finalizou. Também participaram do evento a deputada federal Iza Arruda, o deputado estadual Joaquim Lira, vereadores, secretários e membros da sociedade civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *