Com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, o Cine Tabocas – Mostra de Cinema da Vitória de Santo Antão levará uma programação intensa de filmes à Praça da Bela Vista. O evento ocorrerá entre os dias 20 e 23 de abril (quinta-feira a domingo), a partir das 20h. Nesta primeira edição, a mostra vai exibir 16 obras, de formatos e gêneros (documentários, animação, curta, média, longa, etc.), produzidas mulheres como diretoras e/ou roteiristas.
“Queremos relembrar dos espaços ainda pouco ocupados e visibilizados por nossas artistas, amigas, irmãs e companheiras. Espaços físicos e também simbólicos. De protagonismo político, profissional, cultural e artístico”, diz Débora Bittencourt, que assina a curadoria do projeto. O acesso é gratuito. Para mais informações, acesse o perfil do Instagram: @casamosaicooficial.
O Cine Tabocas é o produto do projeto Mosaico Audiovisual. A Casa Mosaico surgiu em 2013, como um espaço alternativo, plural, voltado para difundir a produção artística de Vitória de Santo Antão e região. Neste ano, comemorando 10 anos de atuação, a Casa Mosaico vai realizar a primeira edição do Cine Tabocas, com incentivo do Funcultura e apoio da Prefeitura da Vitória de Santo Antão.
Veja, abaixo, as produções audiovisuais selecionadas:
Mainha, de Sammia Gonçalves – Vitória de Santo Antão
Lilith, de Nayane Nayse – Afogados da Ingazeira
Ingá, de Monique Xavier – Belo Jardim
Contos de amor e crime, de Natali Assunção – Recife
DescolonizAR-TE, de Gabriela Passos – Recife/Olinda/Pesqueira
Ágora, de Rute Silva e Eduardo Monteiro – Recife
Drag é poder, de João Rocha – Caruaru
Transnordestina, de Rafael Costa – Salgueiro
Devir Animal, de Andréa Veruska – Olinda
Corpo Onírico, de Marina Mahmood – Recife
Luzes piscantes na noite, barulho urrante de dia, de direção coletiva – Vitória de Santo Antão
Permanece, de Letícia Bombonati – Vitória de Santo Antão
O Movimento dos pássaros, de Bako Machado – Arcoverde
Quebra Panela, de Rafael Anaroli – Condado
A última feira, de Tharciele Santiago – Recife
Ameaças climáticas no Recife: desafios para áreas centrais e periféricas da Capital Pernambucana, de Íris Samandhi – Recife
Além da exibição de filmes, terão outras apresentações artísticas, como Sumaya Bittencourt na música; recital de poesia Sendo Maria; bate-papo Mulheres no Cinema; e performance com Kel Soares.