Amasvisa promove ação de limpeza no Rio Itapacurá e realiza plantio de mudas

Neste sábado (26), aconteceu mais uma etapa da limpeza do Rio Itapacurá. No trecho ao lado da delegacia do município, a Agência Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (AMASVISA) deu continuidade às ações de recomposição da mata ciliar com a plantação de mudas nativas da região, além de promover a retirada de dejetos da água. A ação contou com a parceria da Docile, Compesa, Engarrafamento Pitú e instituições de ensino. A ação contou com a ajuda do Sucatão Barbosa que forneceu durante toda a ação uma caçamba para receber o lixo recolhido durante os trabalhos dos voluntários.

Além das ações práticas, foi realizada a conscientização dos moradores por meio do carro itinerante da Compesa, que dispõe de jogos e vídeos educativos. No total, 250 mudas foram plantadas como forma de preservar a área. “A Prefeitura da Vitória de Santo Antão mais uma vez dá continuidade à etapa do porjeto Renasce Itapacurá, que se baseia no plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, para que as margens do rio seja protejida e dê melhores condições ecológicas para a cidade”, destaca Péricles Tavares, diretor-presidente da Amasvisa.

O prefeito Paulo Roberto e o vice-prefeito Edmo Neves participaram da ação. “É muito importante cuidar do meio ambiente. Aqui temos essa preocupação de trabalhar esa temática. O Rio Itapacurá, que corta roda nossa cidade, infelizmente é afetado com lixo e esgotos. A participação de todos nesse processo de recuperação é essencial para cuidar do nosso futuro”, frisou Paulo Roberto. “Nós temos hoje a oportunidade e a satisfação de ter muito mais gente envolvida, bem como instutições que estão aqui para fortalecer o nosso projeto, melhorando a qualidade de vida dos vitorienses”, complementou o vice-prefeito.

Jogar lixo no rio pode até gerar detenção de seis meses a cinco anos e multa, conforme o Art. 54 da Lei Federal Nº 9605/1998, referendada pela Lei Municipal Nº 3768/2013. A população também pode contribuir denunciando, através do telefone (81) 3523-1120.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *