Em parceria com a Agtran, Programa Moto Amiga abre novas inscrições para curso gratuito de pilotagem defensiva em Vitória

Através de uma parceria da Agência Municipal de Trânsito e Transporte Coletivo (Agtran), autarquia da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, o Programa Moto Amiga vai realizar, nos dias 11, 12 e 13 de maio, no Vitória Park Shopping, mais um curso de Curso de Pilotagem Defensiva em Vitória de Santo Antão. A capacitação acontece em parceria com o Detran, Grau Profissionalizante, e Sindicato dos Empregados Autônomos com Moto e Bike por Aplicativos em Pernambuco (SEAMBAPE). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Detran (www.detran.pe.gov.br) e nas concessionárias Honda no município.

O diretor-presidente da Agtran, Marcelo Torres, destaca que a atual gestão assumiu o compromisso de transformar o trânsito da cidade e o Programa Moto Amiga chega em momento importantes desse estágio. “Estamos implantando, além de novos recursos técnicos e humanos, uma nova cultura de conscientização que envolve motoristas, motociclistas e pedestres para melhoria da segurança e de uma melhorar trafegabilidade de todos”, disse.

O Curso de Pilotagem Defensiva tem quatro horas/aula, sendo duas horas de aulas teóricas e duas de aulas práticas. Como parte da parceria com a rede de ensino Grau Profissionalizante, instrutores do curso de Bombeiro Civil dão orientações sobre primeiros socorros em acidentes de trânsito. “Oferecer cursos com a responsabilidade de promover a educação técnica como oportunidade de bem-estar social é nossa maneira de mudar este nosso mundo. Nossa parceria com o Moto Amiga tem esse viés”, diz Hisbelo Lima, CEO do Grau Profissionalizante.

Outros temas abordados no curso são: definição e elementos da pilotagem defensiva; condução em condições adversas; condução em situações de risco; ultrapassagens; derrapagem; ondulações e buracos; cruzamentos e curvas; técnicas de frenagem; uso de equipamentos de proteção; e manutenção correta das motocicletas.

“O nosso sindicato está em parceria com todas as ações do Moto Amiga no intuito de sensibilizar os motociclistas associados sobre a prioridade da Pilotagem Defensiva”, acrescenta Rodrigo Lopes, presidente do SEAMBAPE.

Sem fins lucrativos, o Programa Moto Amiga, desenvolvido pelas concessionárias Honda, atua com o objetivo de conscientizar os usuários a respeitar as leis de trânsito, fazer uso correto dos equipamentos de proteção, e a pilotar de forma defensiva. “Uma das ações do programa é a realização, em parceria com o Detran, de cursos de Pilotagem Defensiva”, explica Leonardo Maranhão, presidente do Núcleo Operacional Assohonda II, que compreende os estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *