Por maioria dos votos, Câmara de Vereadores da Vitória rejeita título de cidadão vitoriense ao presidente Jair Bolsonaro

Em sessão ordinária, nesta quinta-feira (02/09), a Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão apreciou o projeto de decreto legislativo 004/2021, de autoria do vereador Marcos da Prestação (Republicanos), que tinha como objetivo a concessão do título honorífico de Cidadão Vitoriense ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido). A proposição teve 13 votos contrários e 3 favoráveis, o que levou o arquivamento do projeto.

Durante a semana, o assunto gerou polêmicas e chegou inclusive a receber notas de repúdios dos servidores e estudantes do CAV/UFPE, do conselho diretivo da Faculdade Novo Horizonte, do diretório municipal do PDT e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado de Pernambuco (Fetraf-PE).

O vereador Marcos da Prestação defendeu o projeto e explicou como surgiu a ideia. “Antes de apresentar o título, articulei com vários colegas e tínhamos os votos necessários para a aprovação. Qualquer presidente da república tem serviços prestados em todos os municípios do Brasil”, frisou. Ainda segundo o vereador, os serviços prestados, como o auxílio emergencial para cerca de 45 mil vitorienses e mais de 31% pessoas vacinadas com a primeira dose, são algumas das ações que mostram os serviços prestados pelo presidente na cidade. “O título está dentro da constituição. Não existe lei que regulamente o título em Vitória”, concluiu, antes da votação. Ainda na reunião, o presidente da Casa Diogo de Braga, André de Bau (PSD), sugeriu ao vereador a retirada do projeto, no entanto, no autor não acolheu a ideia. “Não retiro o projeto porque me sentiria o mais covarde, por conta de uma pressão popular”, disse.

Em frente à Câmara de Vereadores, populares realizaram manifesto contra o projeto. Em ato pacífico, foram utilizados cartazes para criticar a iniciativa. Apoiadores do presidente Bolsonaro também estiveram no local e demonstraram apoio ao projeto. Ainda na sessão, foi acordado serão realizadas mudanças no regimento da Casa Legislativa.

Foto: Arthur Correia/Cortesia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *