Quarenta e um jovens infratores fugiram, nesta quarta (7), do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Segundo a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), aconteceu um tumulto na unidade, mas não houve feridos. Por meio de nota, a Funase informou que a confusão ocorreu por volta das 14h desta quarta. Os jovens quebraram o muro da unidade e também colocaram fogo em objetos para tentar dificultar a ação dos agentes.
Na nota, a entidade disse que a equipe do Case de Vitória conseguiu evitar agressões e “preservou a vida” de adolescentes que estavam em uma ala destinada a internos que vivem sob ameaça. Ainda de acordo com o comunicado, a Polícia Militar (PM) foi acionada e fez buscas na região. Até a última atualização desta reportagem, às 18h, 13 internos tinham sido recapturados.
As Coordenadorias de Segurança e Inteligência da Funase informaram que estão monitorando o caso. A Funase informa ainda que já está fazendo o levantamento de danos ao patrimônio público, “para restabelecer o uso das estruturas danificadas no período mais breve possível”. A instituição também informou que, no Case Vitória, há um efetivo de 83 agentes socioeducativos divididos por plantões.
Esse número cumpre a proporção de segurança definida pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), conforme a entidade. A unidade dispõe de 21 câmeras de monitoramento, que terão imagens avaliadas no processo de investigação interna. A apuração será feita pela corregedoria da Funase. O G1 entrou em contato com a Polícia Civil para saber quais ações foram realizadas e aguardava retorno até a última atualização desta reportagem.
Informações do G1 PE