Secretaria de Saúde da Vitória apresenta balanço positivo do 1º quadrimestre de gestão para Câmara de Vereadores

O relatório do primeiro quadrimestre da gestão da Secretaria de Saúde da Vitória de Santo Antão foi apresentado na manhã desta sexta-feira (11/06), em audiência pública para a Câmara de Vereadores do município. A prestação de contas, que não ocorreu presencialmente na Casa Diogo de Braga devido a medidas restritivas contra Covid-19, foi realizada virtualmente e transmitida pelo canal do YouTube Câmara.


O balanço, conduzida pelo secretário de Saúde, Eudes Lorena, trouxe dados positivos dos primeiros quatro meses de gestão Paulo Roberto em relação ao governo anterior. Quando compara-se o primeiro quadrimestre de 2021 com o terceiro de 2020, registra-se o aumento de 8 novos estabelecimentos de saúde, totalizando 192. A ampliação também é observada ao analisar a produção ambulatorial no primeiro quadrimestre de 2020 e no mesmo período de 2021, tendo sido registrado 174.934 nos quatro primeiro meses do mês do ano passado e 187.530 no mesmo intervalo deste ano.


Nota-se outro avanço no atendimento especializado, com a contratação de mais médicos de especialidades para o município. O quantitativo de alguns desses, como ortopedista, cardiologista e dermatologista, duplicou. Também foram contratados quatro médicos e dois enfermeiros específicos para o tratamento da Covid-19, além de um oftalmologista.


Eudes Lorena avaliou como importantes as ações executadas até o momento. “Prezamos pela transparência e, aqui, estamos prestando contas à sociedade vitoriense, mostrando os avanços que conseguimos alcançar para a melhoria da saúde na cidade. Agradeço a toda a equipe da saúde que vem trabalhando dia e noite para que pudéssemos ter resultados positivos, mas queremos muito mais e vamos continuar nos empenhando para isso”, disse.

Durante a audiência, o secretário também mostrou ações que vêm sendo executadas ao longo desses primeiros meses de governo. No foco, estiveram as medidas de combate a Covid-19, a exemplo da implantação de barreiras sanitárias, da intensificação de medidas restritivas e das fiscalizações da Vigilância Sanitária. Ainda tendo a temática do Coronavírus como pano de fundo, foram criados os projetos da Central de Monitoramento de Casos e o Ressignificando Vidas, plantão de atendimento psicológico para pessoas afetadas pela Covid.


Em outras áreas, a Secretaria de Saúde continuou atuando intensamente e trouxe uma inovação para o município, a criação do Saúde Até Mais Tarde. O programa, que já foi implantado nas unidades básicas de saúde de Pirituba, Maués, Bela Vista e será ampliado para outras localidades, estende o horário de atendimento à população até às 21h. Outra novidade foi a criação do Farmácia Viva, que visa a produção e distribuição de plantas medicinais e fitoterápicos para os comunitários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *