Nesta terça-feira (11/05), a Secretaria de Saúde da Vitória de Santo Antão inicia mais uma fase da vacinação contra a gripe comum (influenza). Agora chegou a vez dos idosos e professores receberem a vacina para influenza, depois de já terem sidos imunizados as gestantes, mulheres recém paridas, crianças de 6 meses a 6 anos e trabalhadores da saúde.
O imunizante está sendo aplicado nas unidades básicas de saúde. Os idosos precisam apresentar apenas um documento de identificação com foto. Os professores apresentam além do documento de identificação, uma declaração da instituição de ensino ao qual estão vinculado. O imunizante protege contra três cepas da gripe: Influenza A (H1NI), Influenza A (H3N2) e Influenza B. O objetivo da vacinação é evitar complicações decorrentes da gripe e diminuir a circulação do vírus.
Ao mesmo tempo que ocorre a campanha contra a gripe, também está em curso a imunização contra o Coronavírus, sendo importante respeitar um espaçamento de segurança entre as aplicações dos dois tipos de vacina. “De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, é preciso aguardar o intervalo de 14 dias entre as vacinas”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Camila Karina.
A campanha de imunização contra influenza segue no município até o dia 09 de julho, e a próxima fase tem início dia 09 de junho. Nela, serão contempladas pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, força de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Foto: Agência Brasil