A Secretaria de Saúde da Prefeitura da Vitória de Santo Antão divulgou como será o cadastro e transporte de gestantes e mulheres que tiveram filhos há até 45 dias (puérperas) que serão vacinadas contra Covid-19 no polo regional instalado no município de Jaboatão dos Guararapes. Para se cadastrar, as mulheres nas condições descritas já devem procurar a unidades básica de saúde em que fazem o acompanhamento. Caso sejam de área descoberta ou sejam atendidas na rede particular, devem ir até o Centro de Saúde da Mulher (Cesmu) na Avenida Silva Jardim, na Matriz.
Tanto no momento do cadastro como no da vacinação, além do documento original com foto e comprovante de residência, as gestantes também precisarão apresentar cartão gestante, ultrassonografia ou exames do pré-natal, já as mulheres de resguardo, devem levar declaração ou certidão de nascimento do filho. As informações serão enviadas pela secretaria de Saúde de Vitoria, via formulário, para a gestão de Jaboatão, e quando o cadastro for aprovado, a Secretaria de Saúde de Vitória avisará as cadastradas.
Após a aprovação, as mulheres poderão se dirigir ao polo de vacinação em Jaboatão, que fica no Centro Cultural Miguel Arraes, na Avenida Júlio Maranhão, em Prazeres (em frente à estação de metrô de Cajueiro Seco). Quem não tiver como se deslocar até o lugar, deve comunicar na hora do cadastro para poder utilizar um transporte gratuito oferecido pela própria secretaria de Saúde de Vitória.
“Para que nenhuma gestante ou puérpera deixe de se vacinar por falta de meio de locomoção, disponibilizaremos um veículo para levá-las, nas quartas e sextas feiras”, explica o Secretário de Saúde, Eudes Lorena. O transporte sairá às 13h da Secretaria de Saúde.
A medida foi necessária após o Ministério da Saúde vetar a utilização da vacina AstraZeneca para grávidas e mulheres que tiveram filhos há até 45 dias (puérperas) e o Governo de Pernambuco criar polos regionais para que esses grupos possam receber a imunização com a vacina do laboratório Pfizer.
A campanha de vacinação em Vitória de Santo Antão continua ocorrendo normalmente. No momento, seguem sendo vacinados idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades, com Síndrome de Down e com deficiência, essas últimas, quando cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).