Vitória alcança redução no número de homicídios ao longo do primeiro trimestre de 2021

Vitória de Santo Antão, comemorou na última semana, a redução dos homicídios ao longo do primeiro trimestre deste ano. O total de morte violentas registradas até agora foram 13.

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS), o número de mortes no mesmo período do ano passado, caiu comparando ao deste ano. Nos três primeiros meses de 2020, a Terra das Tabocas, contabilizou 31 homicídios, no entanto, em 2021, esse número caiu para 13.

Ainda segundo as estatísticas da secretaria, o mês com mais casos foi janeiro que teve nove mortes violentas e março evidenciou a tranquilidade somando apenas um crime. Para a Área Integrada de Segurança (AIS) número 12, que compõem 11 cidades, os dados positivos só melhoraram.

Delegado Guilherme Mesquita

Em entrevista ao Blog Nossa Vitória, o delegado Guilherme Mesquita, da 12ª Delegacia Seccional, explicou que em números absolutos 25 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) a menos foram registrados. “Tivemos uma redução de 33,78% nas ocorrências de mortes violentas intencionais. Em janeiro, tivemos 19,23%. Já em fevereiro subimos para 35,71% e março a consolidação com 50% de diminuição”, pontou.

O delegado atribuiu as reduções a integração entre as polícias e o auxílio da população. “O que importa disso tudo é uma integração entre a Polícia Civil e Militar. Integração da própria população com informações, através de denúncias. A gente também está atrelado a várias delegacias dentro do Complexo. Os nossos policiais são uma única força e também com as demais delegacias da nossa área de atuação”, disse.

MUDANÇAS

“A chegada de delegados mais experientes, aliado aos delegados mais novos foi uma das estratégias aplicadas. Fizemos uma seleção aprimorada, trouxemos Gilmar Rodrigues para a 17ª Delegacia de Homicídios que chegou a um nível resolução que é só encontrado em países de primeiro mundo. Chegamos a 70% de resolução de inquéritos policiais, ou seja, em 100 inquéritos, 70 foram resolvidos. Em 10, sete foram solucionados e isso requer muito trabalho. Não só na homicídios, mas em outras delegacias também”, contou Guilherme.

RESULTADOS

“Transferimos as gestões de resultados para todas as delegacias. E hoje, trabalhamos em cima de resoluções. Houve um homicídio. Quem foi que matou? Isso é o mais importante. A vida que se foi, não podemos trazer mais, no entanto, podemos retirar do convívio social quem praticou o crime. E isso, é de grande importância, essa integração. A possibilidade de junção das 11 delegacias é fruto dessa vitória”, comentou.

OPERAÇÕES

“Devemos também ressaltar as operações táticas e de repressão qualificada. O intuito dessas ações é fazer prisões qualificadas. Nós tivemos uma em Primavera, na Mata Sul, com resultado de oito prisões. Em Vitória, realizamos duas que atingiram Gravatá, no Agreste e Escada, na Zona da Mata, com prisões muito bem qualificadas. E nessas ações, apreendemos dois carros de luxos e apreendemos pessoas envolvidas com estelionato e uma das mais importantes que tivemos foi a operação Caça-Fanstama que deixou Vitória de Santo Antão com mais de 60 dias sem homicídios na área urbana”, finalizou.

Major Carvalho | Arquivo Blog Nossa Vitória

Entrevistado também pelo Blog Nossa Vitória, o major Carvalho, subcomandante do 21º Batalhão, falou sobre a mudança da atuação da Polícia Militar no município. “Nós implantamos outra filosofia de trabalho e não quero dizer que não seja melhor, nem pior, é apenas diferente. A tropa abraçou a nossa forma de trabalho e os frutos dos resultados estão sendo colhidos. Nós não conseguimos alcançar a meta no primeiro mês: janeiro, mas em fevereiro alcançamos e em março conseguimos fazer essa redução em Vitória e 50% na área do Batalhão como um todo”, explicou o oficial.

Carvalho também agradeceu aos militares pelo empenho. “Parabenizo a minha tropa pela maneira proativa como agiu e a forma profícua como atuou na segurança pública em Vitória de Santo Antão e toda área sob nossa responsabilidade”.

PRODUTIVIDADE

“A produtividade do 21º Batalhão aumentou sucessivamente, os índices de apreensão de arma de fogo, pontos de tráfico desarticulados, encaminhados à delegacia, cresceu o número flagrantes, confecções de termos circunstanciados de ocorrências, cumprimentos de mandados de prisão, além disso, estamos com a Operação Zodíaco, Impacto Integrado, Feira Segura e são situações que juntas concorrem sim para a diminuição de crimes e aumento de produtividade como um todo”, explicou.

PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO

“A ajuda da sociedade facilita muito nosso trabalho. Nós conclamamos a população não só de Vitória, mas os moradores de toda região para que juntos consigamos alçar nossa área a um índice mais satisfatório para que tenhamos uma convivência pacifica e cada vez melhor”, convocou.

INTEGRAÇÃO COM A POLÍCIA CIVIL

“Toda situação de combate a criminalidade passa pela parceria com a nossa coirmã que vem nos dando um suporte excepcional nas pessoas dos delegados Guilherme Mesquita e Gilmar Rodrigues que vem fazendo um trabalho fantástico em Vitória, que retirou uma organização criminosa de circulação”, completou.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *