O Governo de Pernambuco está convocando 72 profissionais para assumir o cargo de agente socioeducativo na Fundação de Atendimento Socioeducativo, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). Esse grupo estava no cadastro de reserva de seleções simplificadas realizadas em 2017 e 2018. Do total de vagas, 36 são para Caruaru, e 26, para Garanhuns, no Agreste. Também há oito convocações para Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, e duas para a Região Metropolitana do Recife (RMR). Esse é o maior número de profissionais chamados para atuar no sistema socioeducativo em 2021.
O período de apresentação dos convocados para contratação vai desta quinta-feira (29) ao dia 5 de maio, em locais que variam conforme a região de trabalho dos futuros agentes. Quem está sendo convocado para a RMR e para Vitória de Santo Antão deve levar a documentação solicitada para a sede da Funase, que fica na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, 773, Aflitos, no Recife. Já em Caruaru, o local de comparecimento é a unidade da Funase situada na Estrada Carroçável, Sítio Lagoa dos Porcos, Boa Vista II. Por fim, em Garanhuns, o endereço é a Avenida Bom Pastor, s/n, Boa Vista, também na unidade de internação da Funase.
O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, explica que essas convocações fazem parte do esforço do Governo do Estado em garantir a proporção ideal de agentes socioeducativos em cada unidade de atendimento a adolescentes e jovens em conflito com a lei. “Recentemente, Pernambuco prorrogou a vigência de contratos de trabalho por tempo determinado, o que abrangeu agentes socioeducativos que fizeram seleções simplificadas anos atrás e que teriam seus contratos encerrados durante a pandemia. E, além disso, seguimos fazendo convocações de novos agentes, garantindo a presença do Estado no desempenho de atividades educativas e de segurança preventiva nas instalações do sistema socioeducativo”, afirma.
A relação de convocados e a documentação necessária para a contratação estão disponíveis no site www.funase.pe.gov.br. O não comparecimento de algum profissional no prazo será considerado desistência da vaga. Após esse processo inicial de apresentação, os novos agentes passarão por uma capacitação introdutória e, em seguida, iniciarão o trabalho em suas regiões de lotação.