Um jogo para começar a temporada com confiança. Em partida disputada no Estádio do Arruda na noite desta quarta-feira (24), o Santa Cruz derrotou o Vitória (PE), por 2×0, na estreia do Campeonato Pernambucano 2021. Com gols marcados por Pipico e Léo Gaúcho, a equipe Coral conquistou os três primeiros pontos no estadual.
O Santa entrou em campo com um esquema tático diferente em relação ao que vinha sendo utilizado na temporada anterior. Com três zagueiros, a equipe escalada pelo técnico João Brigatti – um dos estreantes da noite – impôs um ritmo de jogo intenso, mas com poucas ameaças à meta defendida pelo goleiro Preto, do Vitória. O esquema permitiu que os alas, Augusto Potiguar e Marcel (recém-promovido à equipe profissional e improvisado no lado esquerdo) tivessem mais liberdade para subir ao campo de ataque. Em alguns lances, o ataque do Vitória se aproveitou da instabilidade no Santa e criou boas oportunidades pelos lados.
A primeira etapa foi marcada por um equilíbrio entre as duas equipes. Enquanto o Santa Cruz enfrentava dificuldades na criação e usava a bola aérea como alternativa, o Vitória equilibrou uma boa atuação defensiva, caracterizada por uma marcação forte, com saídas pontuais ao campo de ataque que resultaram em boas chances de gol. Em duas oportunidades, o Tricolor das Tabocas levou perigo à meta do goleiro Jordan, que evitou o gol da equipe vitoriense.
Aos 40 minutos do primeiro tempo, Marcel fez boa jogada pelo lado direito e tocou para Paulinho, que cruzou com categoria e Pipico finalizou de cabeça para abrir o placar e fazer o primeiro gol do Santa na temporada 2021. Foi o 35º gol do camisa nove pelo Tricolor do Arruda.
No segundo tempo, o Santa Cruz dominou o jogo, criando mais oportunidades e, consequentemente, inibindo as investidas do Vitória. Insatisfeito com o desempenho dos laterais, Brigatti improvisou o meia Vinícius Balotelli – mais um recém-promovido da base – na ala esquerda, no lugar de Marcel. Aos 38, após cruzamento de Chiquinho, Leo Gaúcho, também prata da casa, cabeceou e marcou seu primeiro gol como profissional.
Ficha técnica
Santa Cruz: Jordan; William Alves, Danny Morais e Célio Santos; Augusto Potiguar (Caetano), Ítalo Henrique, Paulinho, Marcel (Vinícius Balotelli), Chiquinho e Didira (Felipe Simplício); Pipico (Léo Gaucho). Técnico: João Brigatti.
Vitória: Preto. Léo Fernandes, Geovani, Edivan e Xaves; Rogerinho, Vitor, George (Marcelo Nicácio); Nathan (Salvaterra), Diogo Peixoto e Palominha (Juninho). Técnico: Fernando Lins.
Local: Arruda (PE);
Árbitro: Diego Fernando (PE);
Assistentes: Ricardo Chianca (PE) e Matheus Valentim (PE);
Gols: Pipico (40’ 1ºT) e Léo Gaúcho (38’ 2º T);
Cartões Amarelos: Danny Morais (STA); Edivan e Nathan (VIT).
Folha de Pernambuco
Foto; Rafael Melo/Santa Cruz