O Brasil comemorou, neste domingo (17), a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19. Em Vitória de Santo Antão, a Secretaria de Saúde do município informou que já está preparada para iniciar a campanha de imunização, tão logo o Ministério da Saúde envie os primeiros lotes da vacina.
Ainda segundo a pasta, um grupo de trabalho para elaboração do Plano de Ação para enfrentamento ao coronavírus já foi instituído. Seringas e agulhas para a primeira e segunda fase da campanha de vacinação já se encontram na Secretaria de Saúde (21.667 unidades).
Nesta terça (19), estarão disponíveis os testes rápidos para o coronavírus na UPA-E e já foi contratado laboratório para testes RT-PCR covid-19, voltado aos pacientes que irão se submeter a cirurgias eletivas.
A nova contratação dos leitos de retaguarda na Apami e Santa Maria já está sendo editada e o município está adquirindo caixas térmicas, gerador elétrico, máscara cirúrgicas e outros itens.
A partir desta segunda (18) serão divulgados os boletins de número de casos diariamente.
FASES DA VACINAÇÃO:
Na primeira fase estão previstos a serem vacinados 3.186 profissionais da saúde e 5.133 idosos acima dos 75 anos. Na segunda fase, 13.345 idosos dos 60 aos 74 anos serão vacinados. As demais fases já foram definidas e serão divulgadas em breve.