O governo do estado anunciou que poderá fechar os parques públicos a partir da semana que vem, caso os frequentadores continuem desrespeitando a obrigatoriedade do uso de máscaras nesses espaços. A advertência foi feita pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, em coletiva de imprensa transmitida pelo YouTube na tarde desta quarta-feira (20). “Nos parques, o abandono do uso de máscaras se tornou uma normalidade. Por isso, o Comitê Estadual (de enfrentamento à pandemia) decidiu avaliar o fechamento próxima semana”, disse o gestor.
Ele acrescentou que, no último fim de semana, banhistas e comerciantes que atuam nas praias responderam bem aos apelos do estado para que fossem evitadas aglomerações e desrespeito aos protocolos sanitários, sob pena de interdição da faixa de areia. Longo assegurou, no entanto, que o estado continuará a observar a movimentação na orla e não hesitará em tomar futuras medidas restritivas. “Com o começo da vacinação, a superação da pandemia está cada vez mais próxima, mas o efeito não será instantâneo. Não podemos botar tudo a perder. É preciso agir com responsabilidade, empatia e respeito à vida”, disse Longo.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (20), 1.770 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados, 53 (3%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.717 (97%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 244.814 casos confirmados da doença, sendo 30.437 graves e 214.377 leves. Também foram confirmados 39 óbitos, ocorridos entre os dias 30 de novembro de 2020 e 18 de janeiro de 2021. Com isso, o Estado totaliza 10.098 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.
Com informações do Diario de Pernambuco
Foto: Juliana Aguiar/DP