Concelebração eucarística inicia programação do Dia do Padroeiro Santo Antão

A programação do Dia do Padroeiro Santo Antão, neste 17 de janeiro, teve início com celebrações religiosas, às 10h. A missa solene foi concelebrada pelo arcebispo da  Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Padres de toda a região, autoridades locais e centenas de fiéis estiveram presentes na celebração.

Este ano, a festa que chega aos 396 anos e que foi iniciada no dia 8, tem o tema “Como Santo Antão no isolamento espiritual e exterior, edificamos nosso templo interior”. Devido à pandemia, a programação teve adaptações. Além disso, protocolos de prevenção à Covid-19 são obrigatórios na festividade, como uso de máscara, aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool gel. 

Na homilia, dom Fernando destacou a trajetória de Santo Antão e o exemplo de fé e perseverança. “O heroísmo em Deus é muito diferente do heroísmo humano. Heroísmo em Deus visa apenas o bem da comunidade, o bem dos irmãos. Não tem nada a ver, absolutamente, com os interesses pessoais, mas sim com o bem comum. Isso que é fundamental e necessário para que nós cristãos possamos ter diante dos olhos esse chamamento, este desafio”, disse.

Encerrando a festividade, à tarde, às 17h, acontece a missa de encerramento da festa, presidida pelo monsenhor Maurício Diniz. Em seguida, vai às ruas a procissão motorizada, com a imagem de Santo Antão e São Sebastião, que vai percorrer os bairros da cidade.

Já a programação cultural, que nesta edição estão sendo transmitidas pelas redes sociais, será encerrada com a apresentação de Jesiel Banda Show.

CONFIRA IMAGENS:

Fotos:: Danilo Coelho e Lays Freitas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *