Eleições 2020: Em Vitória, desembargador detalha logística empregada pelo TRE durante a pandemia

O presidente da OAB/Vitória e desembargador-ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) Washington Amorim, orientou e esclareceu dúvidas da população acerca dos procedimentos que serão aplicados nas eleições que vão ocorrer neste domingo (15) em Pernambuco. Em live transmitida no instagram da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Vitória, apresentada pelo presidente da comissão de interiorização da advocacia doutor Sandro Silva, o desembargador explicou na tarde desta sexta-feira (13) a logística empregada pelo tribunal durante a pandemia.

“Organizar uma eleição não é coisa simples, imaginem em uma pandemia? Nesse período são aproximadamente 35 mil mesários recrutados. 85 mil pessoas que estão sendo também recrutadas e mobilizadas para garantir a eleição no Estado de Pernambuco. Isso passa por uma grande logística que é a distribuição de equipamentos de proteção individual – o acondicionamento de todo esse material. Nós temos 184 zonas eleitorais em Pernambuco. São 18.770 secções e 21 mil urnas. É um trabalho muito intenso, de uma responsabilidade muito grande, para se garantir uma eleição sem nenhuma intercorrência”, explicou.


As ‘Fake News’ foi o primeiro assunto a ser comentado durante o diálogo. Segundo Washington, esse é um problema sério e tem sido enfrentado não só no Brasil, mas em outros países também do Mundo. “Não depende, exclusivamente da Justiça Eleitora, que não pode resolver isso sozinha. O cidadão que deseja a eleição limpa ele deve denunciar essas situações”, pontua. Ele também explica que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma campanha contra a notícia falsa, chamado de ‘coalização de checagem’. É um grupo criado no aplicativo WhatsApp com mais de cinquenta instituições públicas e privadas que colaboram com a Justiça Eleitoral na checagem de fatos que possam ser mentirosos. O fake News também pode ser denunciado através do aplicativo pardal.


HORÁRIO DA VOTAÇÃO; O QUE MUDA?
O horário da votação deste ano foi ampliado devido à pandemia, com a antecipação em uma hora. Com isso, o eleitor pode comparecer ao local de votação a partir das 7h. Salientando que das 7h às 10h é preferencial para pessoas acima dos 60 anos. “Será dada independentemente da ordem chegada, preferência aquele eleitor idoso – ele vai ter prioridade de votar. A gente pede que as pessoas facilitem a votação do idoso, no entanto, isso não quer dizer que o idoso não possa votar depois das 10h. Isso não quer dizer que a pessoa idosa só possa votar apenas no horário das 7h às 10h. Ela poderá votar das 7h às 17h. O atendimento preferencial será feito nas primeiras horas de votação”, orientou.

QUAL DOCUMENTO DEVO LEVAR?
No dia da eleição basta levar um documento oficial com foto como carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Certidões de casamento e nascimento não serão válidas como prova de identidade.

TENHO DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO
O eleitor que tiver dificuldade de locomoção deverá ligar para o número (81) 3149-9275. Quatro municípios foram contemplados com o programa denominado ‘eleições acessíveis’ da Justiça Eleitoral. Recife, Jaboatão, Petrolina e Vitória de Santo Antão participam desse sistema que irá auxiliar a pessoa que tenha necessidade de locomoção para dirigir-se até o local da votação. Haverá um veículo do órgão disponível para fazer o transporte – um bombeiro militar irá fazer esse trajeto para caso haja necessidade de solucionar qualquer eventual problema ele esteja apto.

POSSO VOTAR SEM O TÍTULO?
Caso você tenha perdido o título ou esteja sem ele no dia da votação, isso não impede de você exercer a sua cidadania. Basta apresentar um documento de identificação com foto ou baixar o aplicativo e-título da Justiça Eleitoral e ter acesso digital ao seu título. Apenas os eleitores que tem a biometria cadastrada terá acesso.

COMO CONSULTAR O LOCAL DE VOTAÇÃO?
Para não ser pego (a) de surpresa no dia da eleição com uma possível mudança do seu colégio eleitoral é recomendável fazer uma consulta no site www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor, preenchendo com os dados da emissão do seu título eleitoral.

USO DE MÁSCARA OBRIGATÓRIO
Será obrigatório o uso de máscara facial, para que possa entrar e permanecer na seção eleitoral. A medida também vale para os mesários, que, além das máscaras, utilizarão protetores faciais.

LEVE SUA CANETA
É de suma importância o eleitor levar sua caneta. Caso não possa levar, o mesário irá dispor uma caneta higienizada para ser feita a assinatura.

BOCA DE URNA É PROIBIDO
Quem verificar boca de urna o cidadão deverá acionar a Polícia Militar ou o juiz eleitoral para que sejam aplicadas as medidas legais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *