O Dia da Bandeira foi celebrado nesta terça-feira (19), no 21º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Vitória de Santo Antão. A solenidade que ocorreu no pátio da unidade tem a intenção de manter a tradição e respeito ao símbolo patriótico.
A cerimônia foi presidida pelo major Clávio Gomes que fez a leitura do Boletim Interno (BI). E logo em seguida, as bandeiras foram hasteadas pontualmente às 12h pelo comandante do 21º Batalhão, tenente-coronel Adriel Serafim, além do tenente Carlos Barros e o sargento Wellington Nogueira.
Após isso, houve a incineração das bandeiras inservíveis, também uma forma de respeito com o símbolo brasileiro. O subtenente Marcelo apresentou o pavilhão nacional e fez a carbonização ao lado da soldado Lidiane.
SOBRE O DIA DA BANDEIRA
O Dia da Bandeira foi criada em 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República. A celebração tem como objetivo homenagear a bandeira do Brasil, considerada símbolo máximo da pátria nacional.
Cada cor da bandeira tem um significado: o “branco” representa a paz; o “azul” simboliza o céu e os rios brasileiros; o “amarelo” é o símbolo das riquezas minerais do país; e o “verde” simboliza a riqueza da biodiversidade brasileira.