Sem o tradicional desfile cívico-militar do 7 de Setmbro, suspenso este ano por causa da pandemia do novo coronavírus, o Dia da Independência foi marcado, em Pernambuco, por uma breve cerimônia breve diante do Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo Estadual, no início da manhã desta segunda-feira, no Recife. Acompanhado do desembargador Fernando Cerqueira, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), e do general de Exército Freire Gomes, comandante militar do Nordeste, o governador Paulo Câmara comandou o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e da insígnia do Governo.
Na cerimônia pelo 198º aniversário da Independência do Brasil, Paulo Câmara lembrou os valores do 7 de Setembro. “É sempre importante termos a oportunidade de homenagear nossa independência. Pernambuco tem tradições libertárias, um povo aguerrido, que sempre busca justiça, um mundo melhor. O símbolo da independência tem valores importantes, que precisam ser preservados e, cada vez mais, estar presentes no dia a dia da nossa população. O 7 de setembro é marcado pela independência e pela busca de liberdade, justiça e do combate à desigualdade pelo nosso povo”, afirmou.
Também estiveram na solenidade os secretários Antônio de Pádua (Defesa Social) e Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação); o chefe da Casa Militar, Carlos José; o brigadeiro-do-ar César Farias Guimarães, comandante do Comando Aéreo Nordeste; os comandantes gerais da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, e do Corpo de Bombeiros, Rogério Coutinho; o chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão; e a gerente geral da Polícia Científica, Sandra Santos.
Folha de Pernambuco
Foto: Hélia Scheppa/SEI