O Centro de Vitória de Santo Antão amanheceu, nesta sexta-feira (8), com movimentação intensa, mais uma vez. Com o fim do calendário da primeira parcela do Auxílio Emergencial, a agência da Caixa Econômica Federal, bem como as lotéricas, apresentava filas pequenas, comparadas há dias anteriores da pandemia da Covid-19. Contudo, a aglomeração de pessoas era grande na agência do Bradesco e nas vias da feira livre.
Sem o distanciamento recomendado, a fila no Bradesco chegou a dar voltas na Avenida Mariana Amália e Rua 15 de Novembro. A quantidade de idosos, considerados grupo de risco, chamava atenção. O início do calendário de pagamentos de aposentados, pensionistas e servidores estaduais é um fator para ida das pessoas ao banco.
A presença de bombeiros civis, contratados pela prefeitura do município, foi registrada pela equipe do Blog Nossa Vitória. Também foi verificada a presença de policiais, que redobram a segurança no Centro, e de guardas municipais. Voluntários também realizaram ações no local, como distribuição de água e lanches. Contudo, a reportagem verificou que os lavatórios para higienização das mãos não estão mais sendo instalados na área central. A quantidade de motocicletas furando os bloqueios, bem como circulando em contramão também chamava atenção. Apesar de decretos estaduais e municipais, lojas com atividades não-essenciais estão funcionando com portas entreabertas.
CORONAVÍRUS EM VITÓRIA
De acordo com o boletim da Secretaria Municipal de Saúde, até esta quinta-feira, foram 155 casos confirmados na cidade. Destes, 26 evoluíram a óbito. A taxa de letalidade é de 17,2%. Ainda segundo a pasta, o total de pacientes recuperados é 27. Há ainda 71 pacientes e nove óbitos em investigação. Novos números devem ser apresentados na noite de hoje (8). Vitória de Santo Antão tem índice de isolamento de 53,5%, segundo mensura ranking do Ministério Público de Pernambuco, divulgado na segunda-feira.