A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou, neste sábado (11), mais um caso da Covid-19 em Vitória de Santo Antão. O município totaliza quatro confirmações da doença. O novo caso é de uma mulher, de 42 anos.
Segundo a Secretaria de Saúde de Vitória, a primeira morte pelo novo coronavírus no município foi confirmada na terça-feira (7). A vítima teria sido um idoso de 68 anos, que estava internado em leito de isolamento, no Recife. No entanto, os dados da Secretaria Estadual de Saúde divergem do município, não constando a morte.
Ainda segundo os números da SES, dos quatro casos confirmados, três são homens, que estão internados em leito de isolamento, e a mulher, em isolamento domiciliar. Outros seis casos estão em investigação.
PERFIL DOS CASOS CONFIRMADOS:
1– Homem, 49 anos.
2 – Homem, 50 anos.
3 – Homem, 68 anos. Óbito confirmado pela Secretaria de Saúde do município
4 – Mulher, 42 anos.
DADOS DO ESTADO – Neste sábado (11.04), Pernambuco confirmou 132 novos casos da Covid-19.Agora, o Estado totaliza 816 casos confirmados. Desses, 443 estão em isolamento domiciliar e 256 internados, sendo 34 em UTI e 222 em leitos de enfermaria. Além disso, o boletim aponta 45 pacientes já recuperados da doença. Também foram confirmados mais 7 óbitos pelo coronavírus. Estas mortes ocorreram entre os dias 02.04 e 10.04, nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, São Lourenço da Mata, Sertânia e Gameleira. Eles tinham idades entre 41 e 89 anos, sendo 2 mulheres e 5 homens. Com isso, já são 72mortes pelo coronavírus em Pernambuco. Até agora, os casos confirmados estão distribuídos por 46 municípios.
Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 227 casos foram confirmados e 194 descartados. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.
“Conseguimos, com esforço, avançar no cuidado ao profissional de saúde que atua na linha de frente contra a doença. Antes de qualquer Estado do país, iniciamos a elaboração de um protocolo específico a fim de assegurar a testagem a todos os trabalhadores – com sintomas – que estão no combate ao novo coronavírus. Isso é muito importante para garantir a segurança dos que desempenham suas atividades nos serviços de saúde, salvando a vida das pessoas”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.
ESTADO DE CALAMIDADE – Em decreto divulgado em 27 de março, o prefeito de Vitoria de Santo Antão, Aglailson Júnior (PSB), decretou estado de calamidade pública no município. A medida, como prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), foi aprovada pelos deputados estaduais na última quarta (8).