Covid-19: Prefeitura da Vitória detalha ações dos últimos 30 dias e medidas que serão adotadas

Em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (24), a Prefeitura de Vitória de Santo Antão realizou balanço das ações realizadas nos últimos 30 dias, em combate à Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, e anunciou medidas que serão tomadas nos próximos dias. Participaram da coletiva as secretarias de Saúde, Assessoria Especial, Planejamento, Assistência Social, Educação e Administração. O prefeito Aglailson Júnior (PSB) não compareceu ao ato.

A secretária de Saúde, Jailce Carla, iniciou com a apresentação dos dados da doença no município, que conta, até a última atualização realizada ontem (23), com 39 casos confirmados, nove óbitos e 49 pacientes em investigação. A gestora alertou a mudança célere do cenário.  “Nós não imaginaríamos nunca que chegaríamos a esse ponto. Mas a gente tem que imaginar que ainda estamos em curso, ainda estamos em linha ascendente e nós temos que nos unir para que essa linha não cresça tanto”, disse.

Jailce frisou ainda os plantões das unidades de saúde durante o feriado, a criação de teleatendiemento via WhatsApp, para apoio técnico e psicológico, distribuição de máscaras, sanitização de vias, bem como ações de orientação e prevenção. “Temos que intensificar nossas ações, mas estamos fazendo muita coisa”, destacou.

A secretária demonstrou a preocupação com o Centro da cidade, que tem registrado longas filas e aglomerações. “A gente precisa que a população entenda que esse momento é o momento que ela está dentro desse contexto”, disse. A gestora solicitou ainda o apoio de voluntários para o contingenciamento das filas. Foi anunciada ainda a contratação de bombeiros civis para contribuir com a ação.

Sobre a cobrança para reabertura de hospitais, Jailce comentou entraves, tendo em vista o tempo que estão fechados, bem como serem de propriedade privada. “Eu não posso contar com a estrutura dos outros”, disse. A prefeitura tem apelado ao Estado a criação de leitos de leitos de UTI, tendo em vista que “o município não tem condições de implantar e gerir UTI em Vitória”.

Segundo Paulo Teixeira, secretário da Assessoria Especial, a criação dos 50 leitos de retaguardas anunciados pela gestão foi uma contrapartida para que o Governo de Pernambuco implante leitos de UTI, cuja previsão de abertura é no Hospital João Murilo. “A gente tá trabalhando para que o Estado cumpra o seu papel”, destacou.

Vera Sarmento, secretária de Planejamento, ressaltou sobre a destinação do repasse de R$ 1,5 milhão, realizado pelo Ministério da Saúde. De acordo com ela, o valor é para despesas de custeio, como aquisição de insumos e equipamentos de proteção individual. “Esse recurso não poderia ser usado para construir um hospital”, esclareceu. O Portal da Transparência do município irá detalhar as despesas diante a pandemia, conforme anunciou a pasta.

 Representando a Secretaria de Educação, a secretária executiva, Pollyanna Freire, anunciou que os 16 mil estudantes da rede municipal, que estão sem aula desde 18 março, passaram a contar com ferramenta remota de estudos. O blog Aprender+Vitória, alimentado semanalmente, foi criado pela pasta. “É uma forma da gente não parar a aprendizagem nesse período da Covid-19”. A ferramenta também disponibiliza materiais para os professores.

COMÉRCIO E BARREIRAS – A gestão informou que continuará seguindo o decreto estadual que restringe o funcionamento de comércio e serviços, permitindo apenas atividades essenciais. Sobre o fechamento das vias do Centro, a medida permanece.  “Foi comprovado que o pneu do veículo dissemina o vírus também, por isso a questão na barreira sanitária ser higienizados os pneus”, explicou Paulo Teixeira.

Todas as feiras da cidade serão contempladas com serviço de sanitização semanalmente, assim como os logradouros. O secretário da Assessoria Especial anunciou que o município terá aferição de temperatura nas barreiras sanitárias instaladas nas entradas/saídas da cidade. Segundo o secretário, os termômetros já foram adquiridos.

NOVAS MEDIDAS – Entre as novidades anunciadas pelo Governo Municipal está a sanitização do distrito de Pirituba e da comunidade do Oiteiro, além da continuidade da ação no Centro;  distribuição, a partir de maio, de kits merenda para alunos da rede municipal, que contarão com cerca de oito itens; e o pagamento do salário de abril dos servidores municipais a partir do dia 30.

Mesmo sem apresentar prazos, a Secretaria de Saúde anunciou que o prédio da UPA deverá abrigar Serviço de Pronto Atendimento, destinado para pacientes com sintomas da Covid-19. No local, irão funcionar 20 leitos de observação, além de sala de estabilização. “Estamos trabalhando para que seja o mais rápido”, disse a secretária.

A secretaria de Assistência Social informou a continuidade do programa de distribuição de cestas básicas para pessoas de baixa renda. Também será a produção de máscaras, através de artesãs que participam das feiras de artesanato do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *