Após a confirmação de oito casos de coronavírus em Pernambuco, o prefeito de Vitória de Santo Antão, Aglailson Júnior (PSB) definiu, através do decreto municipal, a instituição do Comitê de Enfrentamento, Monitoramento e Acompanhamento do Coronavírus (COVID-19). Também por meio do documento, o gestor definiu adoção das medidas para viabilizar o tratamento e a propagação do vírus.
O comitê é formado por oito secretarias: Saúde; Educação; Assistência Social; Defesa Social; Administração; Planejamento; Orçamento e Gestão; Agência de Trânsito e Assessoria Especial do Gabinete.
Entre as medidas, estão a suspensão das aulas de instituições municipais e particular a partir desta quarta-feira (18). Também ficarão suspensos no município eventos com público superior a 200 pessoas; transporte escolar e universitário; ações prestadas pelo Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; concessão de férias e licenças de qualquer natureza para os servidores de áreas essenciais ao enfrentamento da pandemia, especialmente das secretarias de Saúde, Assistência Social, Defesa Civil e Guarda Municipal; viagens de servidores a serviço para deslocamento em todo território nacional ou no exterior; e o transporte para o Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
Ainda segundo o documento, a sede da Prefeitura terá apenas o funcionamento interno, sem atendimento ao público e jogos de campeonatos de futebol ou outras competições esportivas, caso mantidos, deverão ocorrer sem a participação de público ou torcida.
“As medidas previstas neste Decreto serão avaliadas permanentemente pelo Comitê de Enfrentamento, Monitoramento e Acompanhamento do Coronavírus (COVID – 19), que poderá propor a adoção de providências adicionais necessárias ao enfrentamento do coronavírus”, frisou o prefeito.